O termo DNS significa Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínios - uma autorização que os demais servidores precisam para poder usar o domínio de uma empresa terceira. Isso traduz, na verdade, apenas um nome que precisa ser correspondido para um outro lugar. Por exemplo, os nomes “landingpage.seudominio.com.br” e “emailmkt.seudominio.com.br” precisam corresponder para os servidores da Resultados Digitais. Essa configuração é feita com o objetivo de esconder o nome da RD para que os seus Leads tenham a sensação de estarem navegando no site da sua empresa, o que impacta diretamente na sua credibilidade.
Essa configuração precisa ser feita para que todos os servidores do mundo, como o da Resultados Digitais, os de e-mails, entre outros, reconheçam que as configurações do seu serviço de DNS estejam apontadas corretamente, caso ao contrário, não somente o RD Station não vai reconhecer, como também os outros servidores no mundo também não vão validar suas configurações de DNS.
Por isso, antes de tudo, é muito importante validar com o suporte de seu servidor de DNS que as configurações realizadas nele, também estejam propagadas na internet, para que todos os servidores, não somente os da Resultados Digitais, estejam reconhecendo essas configurações.
Ok, mas como testar se o meu servidor de DNS está configurado corretamente?
Existem diversas ferramentas na internet que ajudam nesse teste. Recomendamos o uso do WhatsMyDNS (www.whatsmydns.net).
Exemplo de uma configuração:
Antes de começar os testes, você precisa acessar sua configuração de domínio no RD Station: https://app.rdstation.com.br/configuracoes/dominios
Caso existir algum problema com seu servidor de DNS, o RD Station vai informar para você uma mensagem, que você possa Revisar instruções.
Clique em: Revisar instruções
Depois, clique em: Configure você mesmo
Você visualizará algumas informações técnicas que devem estar configuradas no seu servidor de DNS.
Exemplo de configuração:
A coluna Tipo, é o tipo de configuração no servidor DNS.
A coluna Host, é a configuração do seudominio.com.br
A coluna Entrada, é como todos os servidores do mundo devem reconhecer a configuração do Host.
Agora, com as informações, nós podemos testar e saber se o seu servidor de DNS está corretamente configurado, para isso, podemos usar WhatsMyDNS (https://www.whatsmydns.net/#CNAME/).
Repita o processo para todas as configurações DNS.
Aqui temos duas possibilidades.
A) todas entradas propagadas SIM: entrar em contato com nosso suporte da Resultados Digitais para verificarmos o motivo do não reconhecimento da propagação.
ou
B) entradas NÃO propagadas: entrar em contato com o suporte do seu servidor para verificar o motivo da não propagação do seu DNS. Você pode fazer um printscreen da tela do WhatsMyDNS mostrando o problema da não propagação, e enviar para o suporte de serviço DNS.
Como saber quem é o meu servidor de DNS?
Você pode também usar o WhatsMyDNS (https://www.whatsmydns.net/#CNAME/) para saber onde está o seu servidor, basta selecionar o tipo de configuração NS, veja:
Depois de saber onde está o seu serviço de DNS, então, basta entrar em contato com o suporte deles para saber o porque o DNS não está sendo propagado como deveria.
Dentro do RD temos um botão chamado Revisar instruções, que permite enviar uma instrução ao suporte de seu servidor de DNS.
Alguns alertas:
Não existe um padrão em como os servidores de hospedagem tratam essas informações, alguns usam inclusive nomenclaturas diferentes. Nós tentamos utilizar a nomenclatura mais genérica possível na tabela que contém os registros do Whitelabel para facilitar este processo de configuração, mas é importante que você preste bastante atenção ao configurar estas entradas no seu servidor.
Por exemplo, o RD Station espera que para a entrada email.seudominio.com.br do tipo CNAME exista o valor 123456.exemplo.com configurado. Caso ele não ache exatamente esse valor, essa configuração não será válida. Isso vale para todas as entradas do Whitelabel.
Além disso, alguns servidores colocam aspas (“”) automaticamente ao final das entradas configuradas, tenha bastante atenção para que isso não aconteça removendo estas aspas caso elas sejam inseridas, pois caso elas existam o domínio não será validado pelo RD Station.
Pronto! Agora você consegue concluir as configurações necessárias para voltar a ter seu domínio autorizado para o envio de email marketing.