Esse artigo traz indicações gerais sobre o uso da ferramenta. Para saber mais sobre os passos básicos necessários antes de criar qualquer fluxo de automação clique aqui.
Tipo de fluxo
A primeira configuração a ser definida é o Tipo do Fluxo. Você pode escolher se deseja criar um fluxo prioritário ou paralelo.
Caso você opte pelo fluxo prioritário, será necessário definir, além do nome, uma prioridade para ele.
Você pode ler mais sobre essa configuração neste artigo:
Como criar fluxos de automação no RD Station Marketing?
Condições de entrada
Em seguida você deve definir as condições de entrada, ou seja, quando os Leads serão inscritos no fluxo. Isso pode acontecer automaticamente quando converterem em algum evento ou quando eles entrarem em uma lista de segmentação. Após escolhidas, clique em "Aplicar" para salvar as mudanças.
Ações
As ações de Espera, Relacionamento (envio de email) ou Lead Management (inserção de tags, notificação de vendedores, entre outras), que serão executadas automaticamente quando um Lead for inscrito no fluxo, estão no menu lateral esquerdo na aba "Ações" ao lado da aba "Entrada de Leads". Para adicionar uma ação ao fluxo basta arrastar do menu e soltar na posição desejada! Se você está acostumado com o editor antigo, perceba que as esperas são agora ações independentes.
Ao arrastar uma ação para o fluxo será aberto um menu lateral com as configurações possíveis para ela. Por exemplo o tempo a ser esperado ou o email que será enviado. Esse mesmo menu pode ser acessado para cada ação quando ela já estiver disposta no fluxo apenas com um clique sobre a mesma.
Um Lead que entrar no fluxo percorrerá as ações da mesma forma como elas estão dispostas no fluxo.
É possível condicionar as ações de acordo com o comportamento dos Leads. Neste caso existem duas opções:
Dividir caminho (por Segmentação)
Dividir caminho (por Email do fluxo)
Configurações
Ao lado da aba "Ações" encontra-se a aba "Configurações". Nessa seção você pode configurar seu fluxo para não executar ações durante o fim de semana ou evitar que oportunidades passem por ele.
Salvar e ativar
Quando terminar de configurar seu fluxo é hora de clicar no botão "Salvar e ativar" no canto superior direito.
Lembre-se que uma vez ativo seu fluxo começara a agendar os passos para os Leads pertinentes e o fluxo irá concorrer com todos os fluxos já existentes, mesmo os antigos!