Qual a sua dúvida?
- Como funciona a integração de formulários
- Qual o padrão para captura pelo código de monitoramento
- Identificador dos Formuláros Integrados
- Como fazer a integração de formulários
- Por que integrar com os formulários do meu site
- Importante
- Veja também o artigo: Como incluir campos de Privacidade de Dados em Formulários integrados
Como funciona a Integração de Formulários
A partir do momento em que você instala o código de monitoramento do RD Station Marketing em seu site, todos os formulários que estiverem no padrão para captura pelo código serão integrados. Para isso, é necessário ativar a captura de formulários através de Integrações > Integração de Formulários.
Qual o padrão para captura pelo Código de Monitoramento
Confira abaixo os itens que fazem com que o formulário da sua página seja capturado de forma automática:
- O formulário precisa ter ao menos um campo de e-mail, isto é, type=email ou name=email;
- O botão do formulário precisa ter o atributo type=submit;
- O formulário deve ser declarado entre as tags <form> e </form>;
- Seu formulário não pode estar dentro de Iframes;
- Seu site não pode ser SPA (Single Page Application);
- O código de monitoramento deve estar antes do fechamento da tag </body>.
Caso seu formulário não atenda aos requisitos citados, você vai precisar fazer uma integração personalizada.
Identificador dos Formulários Integrados
Identificador dos Campos do Formulário
O RD Station Marketing mapeia os campos do formulário através do atributo Name de cada campo.
Quando o atributo Name do campo é alterado no código do formulário, esses campos não são atualizados no RD Station Marketing, apenas incrementados - ou seja, aparece uma nova linha de mapeamento no formulário, dentro do RD Station Marketing.
Exemplo:
<input type="text" name="nome_do_campo">
Identificador dos Formulários
O RD Station Marketing define o identificador dos formulários integrados, seguindo os seguintes critérios, nesta ordem de prioridade:
- Através da tag name (HTML) declarada;
- Através do ID (HTML) declarado;
- Através do endereço da página.
Por isso, é importante que você nomeie seus formulários de diferentes formas. Se você utilizar um mesmo atributo para seus formulários, eles serão agrupados dentro de um mesmo identificador de conversão, podendo causar conflito de informação.
Exemplo:
<form name="nome_do_formulario">
Como fazer a integração de formulários
Verifique se a página em que seu formulário está inserido possui o código de monitoramento do RD Station Marketing devidamente instalado. Você pode fazer a verificação aqui.
- Clique no nome da sua conta no canto superior direito e selecione a opção Integrações;
- Em Minhas Integrações > Integração de formulário, clique no botão Configurar;
- Clique em Ativar integração de formulários. Nesta página, você vai ver apenas um botão para ativar ou desativar a integração a qualquer momento;
- Após ativar a integração, o RD Station Marketing vai aguardar que pelo menos um lead realize uma conversão em seu formulário. Assim que a conversão for realizada, o formulário irá aparecer na lista de formulários capturados;
- Para que os campos deste formulário sejam enviados corretamente para o RD Station Marketing, faça a combinação de campos clicando em Opções > Editar. Nessa tela também é possível editar o nome do formulário, que será o identificador de conversão que aparecerá na timeline dos leads:
Por que integrar com os formulários do meu site
Ter formulários integrados ao RD Station Marketing é fundamental para a captura de leads a partir dos visitantes do seu site. Com essa integração configurada, você não precisa importar no RD Station Marketing os contatos gerados nos formulários que você já possui em seu site. Além disso, essa integração permite que você crie automações e responda rapidamente às conversões geradas a partir deles.
Junto com as Landing Pages, os formulários no seu site são muito importantes na geração de oportunidades e conversões de leads em todas as etapas do seu funil de vendas. Por isso, além de disponibilizar uma ferramenta de criação de Landing Pages e Formulários dentro da plataforma, o RD Station Marketing também permite que você configure uma integração para os formulários nativos do seu site.
Confira abaixo artigos sobre as integrações com formulários mais usadas. Cada uma delas possui regras próprias de funcionamento:
- Integração de formulários via código de monitoramento
- Integração via plugin para Contact Form 7 ou Gravity Forms
Importante!
- Você pode desativar a integração de formulários via código de monitoramento à qualquer momento. A desativação pode ser geral (de todos os formulários) ou de formulários específicos. Para isso, basta clicar em Desativar captura automática, ou ainda, clicar no botão Opções > Desativar, no formulário desejado.
- Todos os formulário que estiverem no padrão serão capturados e listados na integração. Não é possível remover um formulário da lista para manter o histórico de captura.
- Para que um campo de seleção seja corretamente preenchido, é preciso que ele tenha exatamente as mesmas opções, tanto no RD Station quanto no seu formulário. Atente-se para acentuações e letras maiúsculas/minúsculas, pois o sistema faz distinção entre os caracteres.
Comentários
9 comentários
Tive alguns problemas com a identificação de formulários depois de instalar o código de monitoramento, haviam 4 formulários e o sistema identificava 3 deles como o mesmo(as conversões dos 3 apareciam como se fossem o mesmo, independente do URL).
Após alguns chamados com a empresa responsável pelo site do cliente e o suporte da RD. Acabei descobrindo que o RD Station se baseia no campo "name" da tag "form" para diferenciar os formulários e não na "id" como havíamos pensado. Creio que é uma informação interessante e poderia ser adicionada ao artigo, tanto para facilitar o entendimento quanto para evitar transtornos na integração.
Boa tarde, Jorge. Tudo bem contigo?
Ficamos felizes de solucionar a sua dúvida em nosso Suporte Técnico.
Agradecemos também pelo seu feedback! Através do seu comentário, inserimos essa informação em nosso artigo.
Equipe de Suporte Técnico | Resultados Digitais
Opa, Jorge! Tudo bem?
Pode me falar como ficou o código no final? Quando você especificou com a tag name?
Tudo certo sim Anderson!
E por ai que tal?
Então, em relação ao código em si não houve uma alteração, mas alteramos os names dos formulários no HTML, nesse caso cada form dentro do site precisa ter um name único para RD não duplicar no rastreamento.
Depois dentro do RD tu podes alterar o nome para ter um padrão mais amigável para quem for operar o sistema, mas no html em si, tu podes colocar algo como: name= form-01, form-02 ou form-contact e etc...
Contando que tu não repita o name do formulário o RD consegue diferenciar eles.
Veja se consegue resolver com essas infos ai, e manda updates por aqui.
Abraço!
O site é esse: segurosnapratica.com
O que está sendo enviado em duplicidade é o form do topo e do rodapé.
É Wordpress e utilizamos o Elementor. Coloquei tudo personalizado (único): nome e id dos campos e botão, nome e id dos formulários.
Mas continua enviando em duplicidade.
Olá, Jorge e Anderson!
Que legal que vocês estão conseguindo conversar e resolver as suas dúvidas por aqui.
Além da Central de Ajuda, agora temos um Fórum. Lá vocês podem postar dúvidas e trocar experiências com outros clientes e parceiros do RD Station.
Confiram: https://ajuda.rdstation.com.br/hc/pt-br/community/topics
Então anderson, pelo que vi ali, tu estás usando como name no formulário esse valor: email_news_pagina_inicial, Conforme o print abaixo.
Da uma olhada se o Elementor não esta repetindo o mesmo valor para ambos os formulários.
Lembrando que é a tag name importa para o RD(é a referência para identificar e distinguir os formulários), e não o Id.
Abraço!
Tentei fazer a integração automática, mas o RD acabou pegando coisas da minha máquina no ambiente de desenvolvimento apontando para "file://", como faço para limpar esses Formulários Capturados? Tentei desativar e desativar.
Rianne, você diz os endereços que aparecem aqui: Integrações > Integração de Formulários, né? Esse link é fixo, e fica baseado na primeira conversão que foi recebida daquele "name" do formulário.
Porém, isso não impacta nas novas conversões, é só um elemento visual, os novos Leads terão o endereço certinho da URL no evento de conversão.
Abraços, 🚀🚀
Artigo fechado para comentários.