Qual a sua dúvida?
Para otimizar a taxa de conversão de uma landing page ou testar alguma hipótese em uma nova página, você pode utilizar a funcionalidade de Teste A/B.
Criar um Teste A/B
1. Ativar teste
Ao criar ou editar uma landing page, clique no botão Criar Teste A/B.
2. Editar o conteúdo de sua variação B
Ao começar o processo de Teste A/B, uma cópia exata da sua landing page original será gerada.
O conteúdo de ambas as versões pode ser editado normalmente. Já o formulário será o mesmo nas duas páginas. Para editá-las, basta clicar no botão A ou B, para abrir a respectiva página.
3. Publicar sua landing page
Para o seu teste começar a rodar, publique a sua landing page. Caso ela já esteja no ar, é preciso publicá-la novamente.
4. Analisar os dados
Aguarde um determinado período (1 semana ou algumas semanas, por exemplo) e verifique qual das páginas teve o maior número de acessos. Para isso:
- Clique no menu Converter;
- Clique no submenu Landing Pages;
- Localize a landing page que você deseja analisar e clique na seta do botão Publicada, na respectiva linha, para exibir o menu suspenso;
- Clique na opção Estatísticas;
- Clique na aba Teste A/B;
- Os resultados de cada página serão exibidos no campo Resumo do teste AB;
- Caso deseje, acesse a Calculadora de Resultado de Teste A/B, insira as taxas de conversão obtidas em cada landing page e veja qual foi a versão vencedora.
5. Definir um vencedor
Após concluir a análise e identificar qual das duas versões da landing page foi a melhor, caso deseje manter apenas a versão vencedora no ar, clique no botão Definir como vencedor.
6. Observações importantes
- O Teste A/B trabalha com resultados sobre conversões. Portanto, só é compatível com landing pages de conversão e não se aplica a páginas de agradecimento;
- Ao duplicar uma landing page que possua um Teste A/B, a cópia não terá o teste ativado, mas você pode ativar quando desejar;
- Não é possível definir qual versão da Landing Page irá entrar no Fluxo de Automação. Ambos os leads (tanto do teste A quanto do teste B) entrarão no fluxo.
Distribuição de tráfego de teste
Para escolher qual versão — se A ou B — será exibida ao visitante, o RD Station Marketing utiliza um algoritmo que sorteia um número de 0 a 1, sempre que um novo visitante acessa a landing page. Esse processo é chamado de randomização.
A randomização é uma técnica utilizada para balancear o efeito de condições externas ou incontroláveis que podem afetar o resultado de um experimento. Assim, a probabilidade de um visitante cair na versão A ou B é de aproximadamente 50%, embora não haja uma certeza numérica exata em relação a essa estimativa.
Por se tratar de um sorteio, existe a possibilidade de uma versão ter mais visitantes que a outra. Entretanto, com um volume maior de dados, a distribuição de visitantes para cada versão será bem equilibrada.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.