Para criar Relatórios Personalizados, basta clicar no menu Analisar > Marketing BI. Na opção Relatórios Personalizados, clique em Entrar. Todos os gráficos, tabelas e KPIs que você criar, vão aparecer nos dashboards.
Como funcionam os dashboards dos Relatórios Personalizados?
Existem dois dashboards padrão que podem ser acessados pela caixa de seleção no canto superior esquerdo, como mostra a imagem abaixo:
O Dashboard RD Station Marketing é um modelo pronto de dashboard que você pode se basear para criar o seu próprio. Nele, existem gráficos de barras e linhas, além de tabelas e métricas isoladas para você acompanhar.
Já na opção Meu Dashboard, você pode criar e inserir relatórios da maneira que preferir, basta clicar no ícone Editar. Também existe a possibilidade de criar diversas abas para um mesmo dashboard. O ideal é que cada aba sirva para um contexto diferente para o seu negócio, por exemplo: uma aba de acompanhamento mensal e outra para acompanhamento diário; uma aba com relatórios de canais e outra aba com relatórios de Landing Pages e E-mails.
São 6 opções para você preencher suas abas:
- Relatórios: constituem a parte principal dos seus dashboards. São gráficos ou tabelas criadas para representar cruzamentos de diferentes dados em um mesmo relatório.
- Widgets: são mais simples que os relatórios, trazem apenas uma métrica específica para visualização com a opção de linha de tendência;
- Textos: para contextualizar os dados presentes em seus relatórios, você pode adicionar caixas de texto em seu dashboard e escrever títulos, comentários, legendas e demais contextos que desejar;
- Linhas: outro elemento visual para organizar seu dashboard, as linhas podem ser usadas para dividir diferentes seções dos seus relatórios;
- Conteúdos Web: nesta opção, você pode inserir diferentes componentes (como imagens e vídeos) dentro do seu dashboard. Para isso, basta clicar nesta opção e inserir o link ou endereço do componente que deseja inserir;
- Filtros: você também criar filtros para uma aba inteira do seu dashboard.
Ao lado do botão de Edição, estão as Ações possíveis de serem configuradas em seus relatórios. A primeira opção abre uma janela para você escolher um dia, horário e frequência para receber a aba em formato PDF. Já a segunda opção, transforma a aba aberta em PDF na mesma hora e inicia um download automático do documento.
O objetivo de configurar essas ações é garantir que você não perca o hábito de analisar seus resultados a partir dos relatórios que cria, bem como garantir que você tenha informações sempre atualizadas acerca desses indicadores.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.