Qual a sua dúvida?
Conduza o lead por uma jornada de compra de modo que, mesmo convertendo em um conteúdo de Topo (TOFU) ou Meio de Funil (MOFU), ele tenha a oportunidade de fazer uma levantada de mão e ser atraído ao Fundo do Funil de vendas.
Modelos de E-mail
Crie modelos de e-mails para cada uma das etapas da jornada de compra. Para saber mais, leia este artigo sobre como criar conteúdos baseados na jornada de compra da sua persona ou converse com a equipe de Conselheiros, disponível para o Plano Basic, ou com seu Gerente de Sucesso, disponível para os Planos Pro e Enterprise.
E-mail 1. Aprendizado e descoberta
Aqui é o momento de se apresentar, agradecer o interesse no material que o lead solicitou download e afirmar que espera que o material o ajude a compreender melhor determinado assunto. Encerre a conversa explicando que em breve ele vai receber mais informações para aprofundar seu conhecimento sobre o tema. Você pode incluir um CTA que leve à assinatura da Newsletter ou às Redes Sociais.
E-mail 2. Reconhecimento do problema
Contextualize o lead brevemente sobre a mensagem anterior. Exemplo: "Agora que você já leu o e-book XYZ e entendeu como [...]". Além disso, toque no problema que ele enfrenta, afinal, se o lead pediu para baixar o seu material é porque quer compreender melhor algum assunto sobre o qual precisa de ajuda. Inclua CTA para landing page com oferta de conteúdo rico ou direcione para post de blog, redes sociais etc.
E-mail 3. Consideração da solução
Mostre que você tem a solução ideal para resolver o problema do lead, conte que outros clientes seus também passaram por problema semelhante e que você os ajudou. Compartilhe uma história de sucesso ou depoimentos de clientes e inclua CTA para uma landing page que solicite o telefone do lead ou página do site do tipo "Quero falar com um especialista", "Experimente!", "Fale com um consultor", "Teste o software por 30 dias" etc.
E-mail 4. Decisão
Apresente os benefícios, destaque em tópicos os diferenciais competitivos e inclua ao final um CTA que leve à Landing Page que solicita o telefone do lead ou à oferta no site.
Antes de criar o Fluxo de Nutrição acima proposto, é necessário criar uma oferta de conteúdo e divulgá-la através de uma Landing Page.
Fluxo de Automação
Neste caso, os fluxos de automação do RD Station Marketing podem, e devem, ser priorizados. Dessa forma, o lead vai percorrer apenas um fluxo prioritário por vez, sempre dando preferência ao fluxo de maior prioridade dos quais ele atende as condições de entrada e configurações, conforme apontamos a seguir:
No Plano Basic o lead deverá necessariamente ter realizado uma conversão para entrar no Fluxo. Já nos Planos Pro e Enterprise é possível selecionar uma segmentação específica e escolher quais leads vão percorrer esse fluxo.
Após selecionar a lista de segmentação criada para os leads que converteram na Landing Page do conteúdo (ou o evento de conversão diretamente), defina quando o Fluxo de Automação para disparo dos e-mails deve ser iniciado e a periodicidade entre eles. Feito isso, é possível abrir condicionais, conforme demonstrado a seguir:
Observe que é possível, além de Marcar o lead como Oportunidade, encaminhá-lo por e-mail para um endereço específico. Caso o seu time de Vendas esteja cadastrado no RD Station, é possível, ao invés disso, Marcar um dono para o lead.
Execute as configurações que julgar necessárias na aba de Configurações. Salve e Ative o Fluxo. Acompanhe e analise para se certificar de que está funcionando. Se tiver dúvidas, veja o artigo com dicas sobre como verificar se uma automação está funcionando corretamente.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.