O Painel de palavras-chave é uma ferramenta poderosa para atrair mais visitantes para o seu site e acompanhar a otimização de palavras-chave já cadastradas. Ele possui integração direta com o SEMRush e traz para você qual URL e posição de rankeamento no Google (ordem crescente de resultados).
Você pode inserir uma quantidade específica de palavras-chave a partir do seu plano contratado, veja abaixo:
Light | Não possui palavras-chave |
Basic | 100 |
Pro | 200 |
Enterprise | 500 |
O painel de palavras-chave contém um grupo de informações principais:
- Dados de ads: composto pelas colunas de CPC, Volume e Concorrência:
Qual a sua dúvida?
Inserir e ordenar as palavras-chave
Primeiro, escolha o país da sua operação. Assim, o painel de palavras-chave irá monitorar sua posição nos resultados de busca do Google para o país escolhido. Veja o exemplo abaixo:
Para adicionar palavras-chave no seu painel, basta clicar no botão Adicionar palavras-chave no canto superior direito. Você pode adicionar palavras de forma separada ou em lotes, como mostra a animação abaixo:
Após definir quais palavras-chave serão adicionadas, clique em Salvar e Avançar. Depois, é preciso definir a relevância de cada palavra. A relevância é definida para classificar a importância de cada palavra para o seu negócio, variando de 1 a 5, sendo 1 - Irrelevante (ou muito genérica) e 5 - Totalmente relevante.
Para ordenar, você pode fazer de diversas formas: em ordem alfabética, relevância, ranking, favoritas etc. A ordenação das palavras depende dos objetivos que você possui para trabalhar com elas. Se você pretende, por exemplo, angariar tráfego de visitas, o ideal é organizar suas palavras de acordo com o Volume, do maior para o menor, assim, vai ver as palavras que possuem um maior número de buscas e focar suas estratégias nisso.
Interpretar cada uma das colunas do painel
Na parte superior do Painel de palavras-chave, existe um resumo do número de palavras e como elas estão se destacando no rankeamento do Google. O painel não tem uma data de atualização única, cada uma das palavras-chave cadastradas tem sua especificidade:
- Os Dados de ads das novas palavras são atualizados no mesmo dia em que elas são inseridas no painel. Já as palavras que não tiveram match identificado, são programadas para serem atualizadas dentro de um prazo de 90 dias. Todas as demais (palavras que foram identificadas) são atualizadas 14 dias após a sua última atualização.
Abaixo, entenda cada uma das colunas do painel:
Palavra-chave
Esta coluna mostra a palavra-chave e uma barra de relevância abaixo dela. A relevância é definida no momento em que ela é cadastrada e serve para você classificar (de 1 a 5) a relevância que essa palavra tem para seu negócio.
Quando a sua palavra-chave se encontra até a 100ª posição no ranking do Google, o botão Otimizar se torna disponível abaixo da palavra. Esse botão lhe direciona para a funcionalidade Otimização de Página (SEO), que serve para gerar um relatório detalhado dos fatores de rankeamento do Google.
CPC Médio
É o Custo por Clique Médio - o preço que você vai pagar por cada clique recebido se
comprar um anúncio no Google Ads contendo a palavra em questão.
O valor mostrado se refere à média do custo dessa palavra, preço real que as pessoas estão pagando por ela. Funciona como a bolsa de valores: se uma palavra anunciada é muito comprada, seu preço vai aumentar. Para entender melhor o CPC Médio anunciado no Google Ads, dê uma olhada neste artigo do Google.
Volume
Se refere ao volume médio de buscas feitas dessa palavra-chave no Google, por mês. Palavras mais genéricas trazem um volume maior de buscas, uma vez que muitas pessoas podem buscar pelo mesmo termo.
Concorrência
Mostra o quão concorrida a palavra-chave é, de acordo com o número de lances feitos nos anúncios do Google Ads. Quanto mais lances são dados em um anúncio, maior a concorrência da palavra-chave (por possuir muita demanda).
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.