Qual a sua dúvida?
- Criar Landing Page
- Definir aparência (texto, cores, imagens, logomarca, gifs, elementos e formulário)
- Configurar ações do formulário (redirecionamento, links, etc)
- Publicar Landing Page
Criar Landing Page
- Clique no menu Converter;
- Clique no submenu Landing Pages;
- Clique no botão Criar landing page;
- Clique na opção Geração de Leads;
- Selecione o modelo desejado. O RD Station Marketing possui modelos predefinidos para diversas finalidades, como oferta de conteúdo, promoções, eventos, webinars, etc. As cores, textos e posicionamento de elementos poderão ser alterados durante a edição. Portanto, apenas escolha um modelo cujos elementos melhor se adequem ao seu objetivo;
- Na janela que será exibida, insira um nome para a landing page que está sendo criada e clique no botão Criar landing page.
Definir aparência
Os modelos do RD Station Marketing levam em consideração os principais elementos que garantem uma boa taxa de conversão: Cabeçalho, Informações da Oferta, Formulário e Rodapé. Todas as definições de aparência e conteúdo da landing page são feitas na aba Editor.
Texto
- Clique sobre o elemento de texto e, a seguir, no botão Editar que será exibido;
- Faça as alterações desejadas e clique fora da caixa de texto, para fechá-la.
Imagem, logomarca e gif
- Clique sobre o elemento da imagem ou logomarca;
- Utilize o campo Propriedades, à esquerda da landing page, para adicionar uma nova logo, imagem ou gif;
- Caso o modelo utilizado na criação da landing page não possua um campo para imagens, veja a aba Componentes, à esquerda da landing page;
- Localize a opção Imagem;
- Clique na opção Imagem e arraste-a para o local da landing page onde você deseja adicionar a logo, imagem ou gif;
- Clique no botão Trocar Imagem;
- Faça upload ou insira o link da logo, imagem ou gif;
- A imagem será exibida na landing page. Caso deseje alterar o tamanho, clique sobre um dos cantos e arraste, até deixá-la do tamanho desejado;
- Caso deseje reposicionar a imagem na landing page, clique sobre a imagem e arraste para a posição desejada.
Atenção: nem todos os locais da landing page permitem a inserção de imagens. Por isso, ao arrastar uma imagem, você verá a frase Solte o elemento aqui, informando que é possível posicioná-la nesse local.
Cores
- Clique sobre qualquer elemento, botão, texto ou espaço vazio da landing page (sem caixas de elementos), para exibir o campo de edição;
- Clique sobre a cor atual. Será exibida a tabela de cores;
- Clique sobre a cor desejada e clique no botão Aplicar.
Elementos
- Para adicionar um elemento à landing page, como uma linha, coluna, campo de vídeo, etc:
- Clique na aba Componentes, à esquerda da landing page;
- Localize o elemento desejado;
- Clique sobre o elemento e arraste-o até o local da landing page onde você deseja posicioná-lo;
- Para mover um elemento (caixa de texto, botão, imagem, etc) basta clicar sobre ele e arrastar para o local desejado;
- Para excluir um elemento, clique sobre ele e, a seguir, no ícone Lixeira que será exibido.
Formulário
Ao editar o formulário de landing page é possível adicionar, excluir e reposicionar os campos, e ainda, marcar ou desmarcar como campo de preenchimento obrigatório. Para isso:
- Clique sobre o formulário e, a seguir, no botão Editar campos que será exibido;
- Será exibida a janela de edição de formulário. Para adicionar um campo, localize-o e clique sobre ele. O campo será adicionado automaticamente no formulário;
- Para mover um campo de lugar, clique sobre ele e arraste para cima ou para baixo. Se preferir, utilize as setas de posicionamento;
- Para excluir um campo, clique sobre ele e, a seguir, no botão Lixeira;
- Para marcar ou desmarcar um campo de preenchimento obrigatório, clique sobre ele e, a seguir, no botão Editar;
- Marque ou desmarque a checkbox Obrigatório, conforme desejado;
- Para concluir as alterações do formulário, clique no botão Aplicar.
Ao concluir as definições da aparência da landing page, clique no botão Salvar e avançar.
Configurar ações do formulário
Ações
Nesta etapa você irá definir o que acontecerá quando o visitante preencher o formulário e clicar no botão (call-to-action):
- Redirecionamento de página: insira o link da página que será exibida para o visitante;
- Download do arquivo: faça upload do arquivo que será disponibilizado para o visitante;
- Nenhuma ação: esta opção pode ser utilizada para formulários que não possuem uma página de direcionamento ou arquivo para download. No decorrer das configurações, uma mensagem de agradecimento poderá ser definida para aparecer na mesma página, após o preenchimento do formulário. Por exemplo: obrigado por se cadastrar em nossa newsletter.
Informações
- Link da página: endereço da landing page que será exibido no navegador;
- Título da página: título que será exibido na aba do navegador;
- Descrição da página: deve conter um resumo (meta description) do conteúdo da landing page. Assim, quando um usuário pesquisar sobre o assunto no Google, a descrição aparecerá nos resultados da pesquisa.
E-mail automático
Envia um e-mail automático para todos os leads que se cadastrarem em sua landing page. Para utilizar esta opção, basta marcar a checkbox de e-mail automático. Será exibido um campo de texto e as respectivas opções de formatação, onde você irá inserir a mensagem.
Configurações avançadas
Nesta etapa são definidas as demais configurações da landing page. Para visualizá-las, clique em Configurações avançadas.
Agradecimento
Esta opção é uma alternativa à criação de uma landing page de agradecimento. Pode ser utilizada, por exemplo, para ser exibida após o preenchimento do formulário sem a existência de uma ação de redirecionamento ou download. Para utilizá-la, marque a checkbox Exibir mensagem de agradecimento e insira a mensagem que será exibida.
Configurações
- Notificar nova conversão por e-mail: esta opção é indicada para casos em que é preciso entrar em contato com o lead imediatamente. Ao utilizá-la, você receberá um e-mail a cada lead gerado em sua landing page. Caso deseje incluir mais de um e-mail para receber a notificação, basta separar os endereços por vírgula;
- Utilizar canonical tag: se você tiver outra landing page com uma oferta semelhante, você pode inserir a URL da página principal para unificar a autoridade de SEO das duas. Entenda como funciona a canonical tag;
- Atribuir atividade do Lead Scoring: permite definir a qual grupo do seu Lead Scoring a landing page pertence, atribuindo os pontos do grupo a todos os leads que converterem por ela;
- Desabilitar código-padrão do Google Analytics: esta configuração é recomendada somente para usuários avançados. Ao utilizá-la, é possível desabilitar o código padrão do Google Analytics inserido automaticamente pelo RD Station Marketing e inserir, manualmente, o seu próprio código.
Dupla confirmação (double opt-in)
Ao ativar esta opção, uma mensagem de confirmação é enviada ao lead cadastrado, pedindo que ele confirme seu e-mail.
Mídias sociais
Essa opção permite personalizar a forma como a sua landing page aparecerá nas redes sociais quando alguém compartilhá-la. Caso deseje visualizar uma prévia, utilize o validador do Facebook e o validador do Twitter.
- Imagem: adicione uma imagem via upload ou url, para ser exibida no post de compartilhamento da landing page;
- Título da página: título que será exibido no post de compartilhamento;
- Descrição da página: resumo que será exibido no post de compartilhamento.
Ao concluir todas as configurações, clique no botão Salvar e avançar.
Publicar Landing Page
Após criar sua landing page, o próximo passo é publicá-la, para que ela fique disponível online e possa ser compartilhada em seu site e redes sociais.
Os leads gerados por meio da landing page serão listados na sua base de leads, contendo o nome da página no campo Origem, para que possam ser facilmente identificados. Veja como interpretar as estatísticas e resultados dessas conversões.
Diferença entre publicar e compartilhar
Note que publicar e compartilhar a landing page são coisas diferentes!
Ao publicar a página, significa que o link está ativo e que a landing page já está funcionando para converter os visitantes em leads. Porém, para que os visitantes cheguem até essa página, você precisará compartilhá-la, ou seja, divulgá-la em seu site, e-mail, redes sociais ou via anúncio.
Publicar
Ao concluir a criação da landing page, você será direcionado à tela de publicação. Clique no botão Publicar.
Caso você tenha criado a landing page e deixado para publicá-la posteriormente:
- Clique no menu Converter;
- Clique no submenu Landing Pages;
- Localize a landing page criada e clique no botão Publicar, na respectiva linha.
Após a publicação, acesse a landing page e certifique-se de que as telas, textos e arquivos estão conforme desejado. Caso você identifique a necessidade de algum ajuste, basta editar sua landing page, fazer as alterações necessárias e publicá-la novamente.
Compartilhar
Para compartilhar a landing page, basta acessá-la, copiar o link e postar em suas redes sociais.
Comentários
3 comentários
Uma vez que a Landing Page é criada, eu não consigo mudar o nome dela? Quando tento duplicar, também não consigo mudar o nome, fica o mesmo nome da primeira com " - Duplicada" no final, que dificulta a identificação. O que posso fazer?
Boa tarde, Daphne. Tudo bem contigo?
Você quer mudar o nome da sua landing page, certo?
Para isso, escolha a landing page que deseja mudar o nome e clique na seta ao lado de Publicar e, depois, em Editar.
No cabeçalho da página do RD Station está localizado o nome da sua landing page, clique nela e uma janela abrirá para que você edite o seu nome. Veja a imagem abaixo:
Consegui te ajudar? Eu espero que sim! (:
Esta informação será inserida no artigo, por isso, seu feedback foi super importante para melhorarmos nossa Central de Ajuda.
Suporte - RD Station
Perfeito, ajudou sim! Obrigada! :D
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