Existe a possibilidade de que os emails disparados por você sejam encaminhados para o lixo eletrônico (Spam) do destinatário. Isso acontece devido a uma prática protetiva dos servidores de email, que utilizam filtros de spam para evitar que conteúdos indesejados cheguem com frequência para seus usuários.
Como evitar que emails sejam enviados para o Spam
Caso sua campanha tenha sido classificada como spam para seus leads, é necessário fazer uma análise sobre ela para validar alguns pontos críticos que podem ter causado essa classificação.
Confira abaixo os pontos que você pode analisar para encontrar soluções mais assertivas para o seu caso:
- Configurações de Whitelabel do domínio estão configuradas corretamente
- Emails indesejados
- Conteúdo e formatação de emails enviados
- Campanha enviada por um email gratuito
- O domínio da sua empresa está em alguma blacklist
- O SPF do seu domínio está configurado corretamente
1. Configurações de Whitelabel do domínio estão configuradas corretamente
A configuração de Whitelabel autoriza o RD Station Marketing a usar o seu domínio como remetente para o envio de campanhas de email e automações de marketing. Quando essa configuração não é concluída corretamente, os serviços de email podem classificar sua campanha como spam por seu domínio estar disparando emails a partir de uma ferramenta não autorizada por você.
2. Emails indesejados
Além de ter as configurações técnicas em dia, é preciso garantir que seus destinatários são pessoas interessadas em receber seu conteúdo. Afinal, não é uma boa prática disparar campanhas para pessoas que não pediram para recebê-las. Por isso, busque manter sua base sempre higienizada, com leads engajados e interessados em seu conteúdo.
Você pode trabalhar com leads desengajados, mas é importante e recomendado que seja realizado com campanhas e situações específicas. É preciso considerar que estes leads são os leads que não demonstram interesse nas suas campanhas de email, além de marcá-las como Spam.
3. Conteúdo e formatação de emails enviados
Para evitar que seu conteúdo seja marcado como spam, é preciso entender um pouco mais sobre como funcionam os filtros de email.
Os filtros geralmente leem as mensagens que os usuários avaliam como spam e procuram identificar algum tipo de padrão. Quando uma nova mensagem chega à caixa do usuário, ela é imediatamente comparada com esses padrões. Dessa forma, aspectos em comum geram uma pontuação para cada item. Quando há muitos itens em comum e um limite de pontos é atingido, a mensagem é considerada spam.
Para que suas campanhas de email não sejam entregues na caixa de lixo eletrônico dos seus destinatários, você deve evitar os seguintes itens:
- Usar fontes de cor vermelha;
- Usar todas as letras do título em CAIXA ALTA;
- Exagerar nos pontos de exclamação;
- Usar a palavra teste na linha de assunto;
- Usar frases como Clique Aqui, Free, Não perca essa oportunidade no corpo ou assunto do email;
- Criar um email com apenas uma imagem grande, com pouco ou nenhum texto. Essa prática possui um impacto negativo no resultado final da campanha de email;
- Codificação HTML desleixada (geralmente acontece na hora de converter um arquivo do Microsoft Word para HTML).
4. Campanha enviada por um email gratuito
Enviar emails com domínios gratuitos, como @gmail.com ou @hotmail.com.br, por exemplo, não é uma boa prática, pois os servidores de emails dos destinatários podem entender que a sua mensagem é falsa.
Isso acontece porque, nesses casos, enviamos do nosso servidor RD Station Marketing uma mensagem em nome de servidores como o Hotmail. É como se os clientes recebessem uma ligação com DDD de São Paulo e a pessoa se identificasse como alguém de Florianópolis.
No caso de campanhas enviadas pelo RD Station Marketing, você sempre deve utilizar um email com o final @seudominio.com.br. Mas lembre-se, o domínio do endereço de email do remetente precisa ser o mesmo que foi utilizado na configuração do subdomínio.
Você pode escolher o email do remetente nas configurações da campanha, como mostra a imagem abaixo:
Evite remetentes genéricos. Como os serviços de emails já estão acostumados com remetentes genéricos, utilizá-lo de forma repetida também pode ser um ponto que lhe prejudica. Remetentes humanizados, como joão@ ou andré@, por exemplo, são mais efetivos.
5. O domínio da sua empresa está em alguma blacklist
As blacklists são listas criadas pelos servidores de email que, após analisar domínios e IPs que disparam campanhas, listam quais são spammers.
Cada uma delas funciona de uma maneira diferente. Algumas usam relatórios de mensagens marcadas como spam para identificar quais são os domínios ou IPs que as mandam, outras utilizam Spam Traps para penalizar quem compra listas de email.
Cada servidor de email também escolhe quais blacklists utilizar na hora de verificar se os emails que recebem são indesejados ou não. Os principais servidores usam uma ou várias listas e, uma vez que você entrou nelas, a única forma de sair é provar que você tem o opt-in do cliente para lhe enviar mensagens. Por isso, sempre garanta que está enviando emails para leads engajados e interessados em seu conteúdo.
6. O SPF do seu domínio está configurado corretamente
A sigla SPF significa Sender Policy Framework e sua configuração visa identificar quais servidores estão autorizados a enviar emails em nome do seu domínio, sendo equivalente a configuração DMarc.
Caso esta configuração não esteja configurada corretamente, ela pode afetar o seu endomarketing, ou seja, o envio de campanhas internas para os colaboradores da sua própria empresa.
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