Existem dez possíveis origens que podem ser mapeadas pelo RD Station Marketing. Essas possibilidades são exatamente iguais às classificações utilizadas pelo Google Analytics:
1. Tráfego Direto
Quando o usuário digita a URL do seu site diretamente no navegador, a origem da visita ou conversão é classificada como direta.Da mesma forma, quando o usuário está fora do navegador e clica em um link que direciona para o seu site (dentro de um aquivo PDF, por exemplo, ou em uma mensagem de texto), a visita ou conversão também é classificada dentro desta categoria.
2. Busca Paga
Quando a origem de uma visita é um serviço de busca (Google, Bing e Yahoo) e ela ocorre por meio de um resultado de busca paga, como campanhas do Google Ads, ela é classificada dentro da categoria Paga.
Para que o RD Station Marketing reconheça a origem de uma visita como Busca Paga, o link utilizado na campanha do Google Ads deve ser manualmente codificado com o auxílio de um criador de URLs. Não deve ser utilizada a codificação automática do Google Ads.
Ao utilizar um criador de URLs, é necessário que os seguintes parâmetros sejam utilizados:
- Origem da campanha = google
- Mídia da campanha = cpc
- Nome da campanha = |NOME_DA_CAMPANHA|
- Termo da campanha = |PALAVRA CHAVE| (Opcional)
Sua URL deve ficar desta forma: http://siteexemplo.com.br/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=nomecampanhaexemplo&utm_term=palavrachave
Depois disso, você precisa acessar a conta do seu Analytics e realizar os seguintes passos:
- Faça login no Google Analytics;
- Clique em Administrador no canto superior direito para abrir a interface administrativa;
- Escolha a conta e a propriedade;
- Clique em Configurações da propriedade;
- Clique em Configurações avançadas;
- Marque a caixa de seleção Permitir que a codificação manual (valores UTM) substitua a codificação automática (valores GCLID);
- Clique em Salvar no final da página.
3. Busca Orgânica
Se a origem é um serviço de busca e o clique ocorre sobre um resultado orgânico (não pago), a visita ou conversão é classificada como Orgânica.
4. E-mail
Esta categoria inclui os casos em que o usuário chega em seu site por meio de um link dentro de uma campanha de e-mail.
5. Referência
Uma visita ou conversão é classificada como Referência quando o usuário clica em um link não patrocinado dentro de outro site (que não seja mecanismo de busca) que direciona para o seu domínio.
6. Social
Quando a visita origina de uma rede social, como o Facebook e o Twitter, ela é classificada como Social. Esta categoria inclui tanto links patrocinados (campanhas do Facebook Ads) quanto links gratuitos.
7. Display
Uma visita é classificada como Rede de Display quando sua origem é um clique em alguma forma de anúncio gráfico (como um banner, por exemplo) em outro site. Os exemplos mais comuns são as campanhas criadas pela rede de display do Google Ads.
8. Outras publicidades
Quando a origem é um clique em um link pago e sua classificação não é enquadrada em nenhuma das categorias anteriores, a visita ou conversão é classificada como Outras publicidades. Trata-se, por exemplo, de casos como os anúncios em vídeos do YouTube.9. Desconhecida
O lead pode ter sua origem desconhecida nos seguintes cenários:
- Leads inseridos manualmente;
- Leads importados;
- Leads que vieram de um formulário integrado que não usou o script de integração do RD Station;
- Código de Monitoramento não instalado na página em que se encontra o formulário no qual o lead converteu;
- Leads que vieram de um formulário em um domínio diferente do da conta do RD Station Marketing.