Qual a sua dúvida?
Caso prefira, você pode assistir ao passo a passo em vídeo sobre como segmentar leads desativados e inválidos:
Passo a passo para configuração
Um lead pode ser desativado ou se tornar inválido por diversos motivos. Por isso, alguns tipos de segmentação não possibilitam a verificação de todos eles. Para visualizar a lista com todos os leads desativados e inválidos em sua Base de Leads, siga o passo a passo abaixo:
- Clique em Relacionar > Base de Leads;
- Digite na barra de busca querem_receber_email=nao e aperte Enter no teclado. Vão ser filtrados:
- Todos os leads que escolheram não receber seus e-mails. Ou seja, todos os leads que se descadastraram em algum email recebido;
- Endereços de email inválidos ou inacessíveis (Hard Bounce ou Soft Bounce recorrentes no passado);
- Leads que marcaram um email recebido como spam (Spam Report):
- Depois, clique em Ações > Adicionar tag, como mostra a imagem abaixo. Todos os leads desse filtro receberão essa tag:
- Em seguida, vá em Relacionar > Segmentação de Leads e adicione a seguinte condição:
- No primeiro campo, selecione Dados do Lead;
- No segundo campo, selecione a opção Tag;
- Depois, selecione a opção Contém a tag ou Não contém a tag;
- Selecione a tag, criada anteriormente, querem_receber_email=nao:
- Pronto, sua lista com todos os e-mails desativados está criada.
Devo excluir os leads dessa lista?
Fica a seu critério excluir ou não leads desativados. Isso acontece porque a reativação de leads depende do suporte técnico. Quando um lead desativado solicita reativação, você deve enviar esse pedido para o suporte do RD Station Marketing, para que o lead possa voltar a receber suas campanhas.
Quando excluir leads em lote
- Quando os leads são classificados como Hard bounces (eles podem ser excluídos através da criação de uma segmentação específica);
- Quando os leads possuem informações de contato na sua base que já não existem mais, ou seja, dados desatualizados.
Comentários
5 comentários
Oi, pessoal!
Tudo bem?
Considero trabalhoso todos esses passos para filtrar, adicionar tag, criar segmentação e depois, excluir o lead.
Se servir como sugestão de melhoria, o descadastro pode ser um evento de conversão. Dessa forma, eliminamos todos os primeiros passos, ficando apenas com a segmentação do tipo "Conversão > Dados de conversão > receber_email > é igual a > não"
Pra ficar melhor ainda, pensar na possibilidade de excluirmos o lead através de fluxo de automação. Toda vez que o lead entrar na segmentação "Lead Desativado", ele será excluído da base.
Seria meu sonho?
Abraço,
Jeferson Carvalho
Mas filtrar e marcar esses leads é feito de forma manual.. então sempre terei que fazer isso. Podiam automatizar essa colocação de tag!
Tem como fazer uma listagem de leads a nível de API?
Então Cmdigital.
O esquema é automático!
Cada vez que um LEAD informa que não quer receber mais os emails ele fica com " querem_receber_email=nao"
Somente precisamos transformar isso em uma segmentação e excluir. Não sei onde viu tanta dificuldade nisso.
O RD tem uns processos bem ruins às vezes. Poderiam ser eficazes nessas atividades.
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