O Lead Tracking monitora as páginas acessadas por um lead dentro do seu site. Para que essas visitas sejam registradas, é preciso que esse Lead, além de visitar seu site, realize uma conversão.
Landing Pages, integrações de formulário e integrações do Wordpress já estão preparados para vincular as visitas da sua página com os leads gerados. Porém, caso você utilize uma integração via back-end para enviar os Leads para a API do RD Station, é necessário enviar o parâmetro client_id, que representa o identificador do Lead Tracking.
É por meio desse parâmetro que, no momento de uma conversão, todas as visitas já feitas e também as futuras são vinculadas ao Lead. Para enviar essa informação, é necessário fazer a leitura do cookie rdtrk do seu site e enviar seu valor para o parâmetro client_id no momento da conversão.
Dentro desse cookie, existe um JSON composto de algumas informações. Essas informações devem ser processadas e, dentro delas, retirada a informação id. O valor dessa informação deve ser enviado na conversão como o valor do parâmetro client_id.
Dependendo do seu webserver, o valor desse cookie pode vir no formato URL codificada (URL encoded) e aparecer no seguinte padrão:
%7B%22id%22%3A%22a2b24a2b-8770-4866-8211-63d389a24a99%22%7D
Caso isso ocorra, você deve decodificar esse dado utilizando a função equivalente na linguagem de programação da sua aplicação. Em PHP, essa função se chama urldecode. O valor retornado fica no seguinte formato:
{"id":"a2b24a2b-8770-4866-8211-63d389a24a99"}
Após isso, basta decodificar o JSON e pegar o valor do atributo id. Abaixo, segue um exemplo dessa implementação em PHP:
<?php
if(empty($data_array["client_id"]) && !empty($_COOKIE["rdtrk"])) {
$data_array["client_id"] = json_decode(urldecode($_COOKIE["rdtrk"]))->{'id'};
}
?>
Após a leitura desse valor, basta enviá-lo na requisição junto com o restante dos parâmetros:
{
"token_rdstation": "f1c940384a971f2982c61a5e5f11e6b9",
"identificador": "Nome_do_Evento_de_Conversão",
"email": "teste@example.org",
"client_id": $data_array["client_id"]
}
Com isso, já será possível realizar a conversão e acompanhar as visitas realizadas pelo lead através de sua timeline.