Dentre as diversas formas de integração entre o RD Station e outros softwares disponíveis no mercado, a utilização de um Token é assunto comum quando se trata de integrações com um sistema próprio via API (Application Programming Interface).
O que é um Token?
Um Token de acesso é uma chave de segurança criada exclusivamente para autenticar e autorizar a comunicação e troca de informações entre dois sistemas. Atualmente, é um item de segurança amplamente utilizado.
As permissões cedidas dependem da forma que o aplicativo e os tokens foram criados e configurados.
Qual a diferença entre token público e privado?
Token Público
Utilizado para o envio de informação dos leads para o RD Station Marketing. Por exemplo, quando uma Landing Page é criada ou quando um formulário do seu site é integrado à plataforma, utiliza-se o Token Público. Ele é chamado de público justamente por ficar visível para qualquer pessoa no código fonte da página, tanto nos scripts que integram o formulário, quanto no código fonte da Landing Page. É a partir deste token que o RD Station Marketing capta o lead em uma Landing Page após a conversão, por exemplo.
Token Privado
Utilizado para ações de alteração de informações do lead. Por exemplo, para mudar o estágio do lead no funil ou marcar uma venda. Como essas ações são mais sensíveis ao negócio e não devem ser divulgadas publicamente, não podemos utilizar o token público, pois qualquer outra pessoa em posse do mesmo poderia realizar uma ação indesejada para você. Por este motivo, é utilizado o token privado, que não deve ser divulgado em hipótese alguma.
Realizando uma analogia simples, seria como se o Token público fosse o seu nome, várias pessoas lhe conhecem pelo nome, e como se o Token privado fosse o seu CPF, apenas você pode utilizá-lo para realizar compras em seu nome.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.