A informação de origem fica registrada no RD Station Marketing em todas as conversões do lead. Dessa maneira, é possível trabalhar com os canais que mais atraem e os que mais convertem.
A origem da primeira conversão do lead é chamada de Origem do Lead, enquanto que as demais são chamadas de Origem da Conversão. A Origem do Lead pode ser encontrada na timeline de cada contato, na barra lateral esquerda, em Detalhes do Lead. A origem da conversão fica relacionada a todas as conversões mapeadas na timeline, conforme mostra a imagem abaixo:
A origem de uma conversão e, consequentemente, a origem de um Lead, é definida por até quatro propriedades diferentes:
- Canal/Mídia: é o meio pelo qual o Lead teve acesso ao seu site (e-mail, rede social etc.);
- Fonte/Site: representa o site/aplicativo/fonte pelo qual o Lead teve acesso ao seu site (RD Station, Facebook, globo.com etc.);
- Campanha: representa a campanha de divulgação que contém o link que o Lead clicou para acessar seu site (exemplo: campanha de black friday);
- Termo/Palavra-chave: é a palavra-chave (normalmente usada em uma busca) que o Lead usou para encontrar seu site (exemplo: marketing digital).
Como funciona na prática?
Confira abaixo alguns exemplos de como todas essas propriedades juntas constroem a origem completa de um lead:
- Um Lead que converte após clicar no link de uma campanha de e-mail do RD Station Marketing com o nome Campanha Black Friday, tem a seguinte origem nessa conversão: Canal = Email, Fonte = RD Station, Campanha = Campanha Black Friday;
- Um Lead que converte através do link de uma campanha de Google Ads com o nome Campanha Notebook X, em que foi comprada a palavra-chave Computador para casa, tem a seguinte origem: Canal = Mídia Paga, Fonte = Google, Campanha = Campanha Notebook X, Termo = Computador para casa;
- Um Lead que converte através de um link do seu site disponível no site de um parceiro seu, tem a seguinte origem de conversão: Canal = Referência, Fonte = sitedoparceiro.com.br.
Com todas essas informações é possível criar relatórios específicos para saber, por exemplo, quantos leads converteram em cada campanha de email, quantas vendas foram geradas por uma palavra-chave comprada no Google ou, ainda, quanto um co-marketing trouxe de oportunidades.
O uso de parâmetros UTM na divulgação de links é um detalhe muito importante para que o RD Station Marketing consiga identificar a origem das conversões e Leads dessa forma detalhada. Para entender melhor como configurar suas campanhas para que o RD Station Marketing consiga captar as informações de origem dos seus Leads, acesse este artigo.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.