Neste artigo, leia:
- Como marcar automaticamente como oportunidade leads com características específicas?
- Como mudar automaticamente o estágio no funil de leads com características específicas?
- Como enviar automaticamente um email diferente se o lead clicou/não clicou ou abriu/não abriu um email?
- Como distribuir leads para vendedores como em uma roleta de vendas?
- Como adicionar tags automaticamente em leads que cumprem critérios específicos?
- Como avisar automaticamente uma pessoa por email quando um lead cumprir critérios específicos
- Como fazer fluxo de recuperação de carrinho abandonado?
Como marcar automaticamente como oportunidade leads com características específicas?
- Defina qual ou quais critérios que o lead precisa atender para ser considerado uma oportunidade para você;
- Crie uma Segmentação que represente os critérios que você deseja. Se seu critério possuir apenas conversões, você não precisa criar uma segmentação, basta inserir o nome das conversões diretamente no fluxo de automação;
- Depois de criar a segmentação, clique em Relacionar > Automação de Marketing;
- Crie seu fluxo usando como condição de entrada a opção Entrar na lista de Segmentação e selecione o nome da segmentação que você criou no passo 2. Somente os leads que entrarem na segmentação depois que o fluxo for ativado vão fazer parte dele. Se você quer incluir leads que atenderam às condições antes do fluxo ser ativado, você precisa marcar a opção Incluir Leads que já atendem estes critérios, mas que nunca percorreram este fluxo;
- Clique na aba Ações e arraste para o fluxo a ação Marcar como Oportunidade.
Como mudar automaticamente o estágio no funil de leads com características específicas?
Defina qual ou quais critérios que o lead precisa atender em determinado estágio do funil;
- Crie uma Segmentação que represente os critérios que você deseja. Se seu critério possuir apenas conversões, você não precisa criar uma segmentação, basta inserir o nome das conversões diretamente no fluxo de automação;
- Depois de criar a segmentação, vá em Relacionar > Automação de Marketing;
- Crie seu fluxo usando como condição de entrada a opção Entrar na lista de Segmentação e selecione o nome da segmentação que você criou no passo 2. Somente os leads que entrarem na segmentação depois que o fluxo for ativado vão fazer parte dele. Se você quer incluir leads que atenderam às condições antes do fluxo ser ativado, você precisa marcar a opção Incluir Leads que já atendem estes critérios, mas que nunca percorreram este fluxo;
- Clique na aba Ações e arraste para o fluxo a ação Alterar estágio do lead.
Como enviar automaticamente um email diferente se o lead clicou/não clicou ou abriu/não abriu um email?
O email que você quer verificar se o lead abriu ou clicou faz parte do fluxo
Esse é o caso mais comum e mais simples, basta arrastar a ação Dividir caminho (por Email do Fluxo) e selecionar o email que você quer verificar se o lead abriu ou clicou. Lembre-se de antes da ação de dividir caminho, você deve inserir uma ação de espera de pelo menos 1 dia para dar tempo do lead abrir ou clicar no email. Caso contrário, o email será enviado e o RD Station Marketing imediatamente vai verificar se o Lead abriu o email, indo imediatamente pelo caminho do não.
O email que você quer verificar se o lead abriu ou clicou não faz parte do fluxo
É bem parecido com o item anterior, mas, primeiro, você deve criar uma Segmentação com o email que você deseja. Depois, arraste a ação Dividir caminho (por Segmentação) para o fluxo.
Como distribuir leads para vendedores como em uma roleta de vendas?
Defina qual ou quais critérios que o lead precisa atender para ser passado para um vendedor;
- Crie uma Segmentação que represente os critérios que você deseja. Se seu critério possuir apenas conversões, você não precisa criar uma segmentação, basta inserir o nome das conversões diretamente no fluxo de automação;
- Depois de criar a segmentação, vá em Relacionar > Automação de Marketing;
- Crie seu fluxo, usando como condição de entrada a opção Entrar na lista de Segmentação e selecione o nome da segmentação que você criou no passo 2. Somente os leads que entrarem na segmentação depois que o fluxo for ativado vão fazer parte dele. Se você quer incluir leads que atenderam às condições antes do fluxo ser ativado, você precisa marcar a opção Incluir Leads que já atendem estes critérios, mas que nunca percorreram este fluxo;
- Clique na aba Ações e arraste para o fluxo a ação Atribuir dono do lead (distribuindo);
- Selecione os emails dos vendedores que você quer que façam parte da roleta. Lembre-se, para os nomes aparecerem na listagem, eles devem ser usuários do RD Station Marketing.
Veja como funciona a ação de distribuição de leads entre vendedores neste artigo.
Como adicionar tags automaticamente em leads que cumprem critérios específicos?
- Defina qual ou quais critérios que o lead deve atender para receber uma tag;
- Crie uma Segmentação que represente os critérios que você deseja. Se seu critério possuir apenas conversões, você não precisa criar uma segmentação, basta inserir o nome das conversões diretamente no fluxo de automação;
- Depois de criar a segmentação, vá em Relacionar > Automação de Marketing;
- Crie seu fluxo, usando como condição de entrada a opção Entrar na lista de Segmentação e selecione o nome da segmentação que você criou no passo 2. Somente os leads que entrarem na segmentação depois que o fluxo for ativado vão fazer parte dele. Se você quer incluir leads que atenderam às condições antes do fluxo ser ativado, você precisa marcar a opção Incluir Leads que já atendem estes critérios, mas que nunca percorreram este fluxo;
- Clique na aba Ações e arraste para o fluxo a ação Adicionar tag e digite o nome da tag que você deseja adicionar.
Como avisar automaticamente uma pessoa por email quando um lead cumprir critérios específicos?
- Defina qual ou quais critérios que o lead precisa atender para que o e-mail seja notificado;
- Crie uma Segmentação que represente os critérios que você deseja. Se seu critério possuir apenas conversões, você não precisa criar uma segmentação, basta inserir o nome das conversões diretamente no fluxo de automação;
- Depois de criar a segmentação, clique em Relacionar > Automação de Marketing;
- Crie seu fluxo usando como condição de entrada a opção Entrar na lista de Segmentação e selecione o nome da segmentação que você criou no passo 2. Somente os leads que entrarem na segmentação depois que o fluxo for ativado vão fazer parte dele. Se você quer incluir leads que atenderam às condições antes do fluxo ser ativado, você precisa marcar a opção Incluir Leads que já atendem estes critérios, mas que nunca percorreram este fluxo;
- Clique na aba Ações e arraste para o fluxo a ação Notificar email e digite o email da pessoa que você deseja notificar. Além de notificar um email específico, você também pode notificar o dono do lead usando a ação Notificar dono do Lead.
Como fazer fluxo de recuperação de carrinho abandonado?
Para fazer um fluxo de carrinho abandonado, o RD Station Marketing precisa receber do seu e-commerce alguma informação que indique se o cliente tem um carrinho com itens dentro e se ele realizou a compra ou não. O passo a passo de como executar essa estratégia está no artigo Fluxo de recuperação de carrinho abandonado.
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