Qual a sua dúvida?
- Quando o lead entra no fluxo?
- Depois de entrar no fluxo, o lead percorre ele até o fim?
- Se o lead deixar de fazer parte da segmentação que é condição de entrada do fluxo, ele sai da automação?
- Ao editar um fluxo ativo, os leads que já estão no fluxo vão receber as modificações?
- O que acontece ao editar uma ação de espera?
- O que é necessário fazer antes de criar uma automação?
- Por que o e-mail não está listado na ação de enviar e-mail da automação?
- O que acontece quando um fluxo é desativado?
- Por que um e-mail do fluxo está com as estatísticas zeradas?
- Como saber quantos leads estão no fluxo e quantos já saíram?
- O lead não atende à condição de entrada do fluxo, mas entrou nele. O que pode ter acontecido?
- Leads chegando sem dono no CRM
Quando o lead entra no fluxo?
Quando ele passa a atender a condição de entrada do fluxo. A condição de entrada pode ser uma segmentação ou uma conversão de Landing Page, Pop-up, Formulário Integrado ou API. O lead só vai entrar no fluxo se a condição de entrada se tornar verdadeira depois que o fluxo for ativado.
Se você quiser que os leads que cumpriram a condição de entrada antes da ativação do fluxo também entrem na automação, é preciso selecionar a opção Incluir Leads que já atendem estes critérios, mas que nunca percorreram este fluxo, que está na aba Entrada de Leads da edição do fluxo.
A condição de entrada por segmentação só está disponível nos planos Pro e Enterprise. O plano Basic pode usar somente conversão como condição de entrada em fluxo. Saiba mais neste artigo.
Depois de entrar no fluxo, o lead percorre ele até o fim?
Sim. Depois de entrar no fluxo, o lead percorre o fluxo até que não existam mais ações depois da última ação que ele percorreu. Porém, existem 4 exceções onde o lead pode sair do fluxo antes de chegar ao fim dele:
- Se a opção Remover imediatamente do fluxo os Leads que forem marcados como Oportunidade na aba de saída do fluxo estiver marcada, quando um lead for marcado como oportunidade ele será imediatamente removido do fluxo, mesmo se ele não tiver chegado ao fim;
- Se a opção Ao registrar qualquer uma das conversões na aba de saída estiver marcada, com uma ou mais conversões selecionadas, quando o lead registrar qualquer uma das conversões ele será imediatamente removido do fluxo, mesmo se ele não tiver chegado ao fim;
- Se o lead passar pela ação Remover Lead de outro fluxo, o lead será removido de todos os fluxos que estiverem percorrendo os fluxos ativos selecionados na ação;
- É possível remover o lead manualmente do fluxo;
- O fluxo pode ser desativado, o que retira todos os leads do fluxo.
Se o lead deixar de fazer parte da segmentação que é condição de entrada do fluxo, ele sai da automação?
Não. Uma vez que o lead entrou no fluxo, ele vai percorrer o fluxo até o fim.
Ao editar um fluxo ativo, os leads que já estão no fluxo vão receber as modificações?
Depende de onde eles estão no fluxo. Se eles estiverem passando por ações que acontecem antes do que foi modificado, eles vão receber a versão atualizada. Se estiverem em uma ação que acontece depois das modificações, eles não vão ser afetados pela atualização do fluxo. Se os leads já tiverem saído do fluxo, eles também não serão afetados pela edição.
Veja mais detalhes no artigo O que acontece ao editar passos de uma automação ativa?.
O que acontece ao editar uma ação de espera?
Se uma ação de espera, com leads esperando nela, for arrastada para outro ponto do fluxo, os leads serão movidos junto com a ação para o novo ponto. Os leads vão continuar a percorrer o fluxo a partir do novo ponto para onde a ação de espera foi posicionada. Para evitar isso, é melhor apagar a ação do que movê-la.
Veja mais detalhes no artigo O que acontece ao editar passos de uma automação ativa?.
O que preciso fazer antes de criar uma automação?
- Crie a Segmentação ou Landing Page / Pop-up que vai servir como condição de entrada;
- Crie os e-mails que você deseja usar no fluxo e salve eles com o tipo Modelo/Fluxo de Automação;
- Depois disso, clique em Automação de Marketing e crie seu fluxo.
Por que o e-mail que criei não está listado na ação de enviar e-mail da automação?
Clique no símbolo de recarregaracima da seleção de e-mail. Se isso não funcionar, é provável que o problema seja uma destas situações:
- O e-mail que você procura não está salvo como Modelo/Fluxo de Automação: a Automação só consegue visualizar os e-mails que estão salvos como Modelo/Fluxo de Automação na funcionalidade de Email. Emails do tipo A/B de Assunto ou Email Marketing não vão aparecer na listagem de e-mails do fluxo. Para ver se o problema é esse. Vá na funcionalidade de Email e procure o email que você deseja usar na automação e edite o modelo dele.
- O email que você quer está com verificações com erro na tela de resumo de email: o e-mail não vai aparecer na automação se ele tiver algum problema que impeça seu uso. Para verificar se o e-mail tem um problema, basta acessar a tela de resumo do Email ao fim da edição dele. Se houver algum erro, você deve corrigir e salvar.
O que acontece quando um fluxo é desativado?
Ao desativar um fluxo, todos os leads que estão percorrendo ele serão removidos (não vão percorrer a próxima ação) e nenhum lead vai conseguir entrar no fluxo.
Por que um e-mail do meu fluxo está com as estatísticas zeradas?
Existe algumas possibilidades para o e-mail estar com as estatísticas todas zeradas:
- Nenhum lead alcançou ainda a ação do fluxo que dispara o e-mail que está com estatística zerada. Lembre-se que os leads podem estar em um passo de espera anterior;
- Se você removeu o e-mail e depois adicionou o mesmo e-mail novamente, ele vai zerar as estatísticas. Para o RD Station Marketing, é como se fosse uma nova ação e, portanto, um novo e-mail;
- Você adicionou esse e-mail depois que o fluxo foi ativado, logo, alguns leads podem não ter passado por ele. Entenda quais leads receberão as modificações feitas em um fluxo ativo;
- O e-mail pode estar após uma divisão de caminho do fluxo e nenhum lead passou por esse caminho.
Como saber quantos leads estão no fluxo e quantos já saíram?
É possível ver quantos leads entraram no fluxo e quantos ainda estão ativos na própria listagem de fluxos:
No exemplo da imagem acima, 135 leads entraram no fluxo Central de Ajuda e 130 ainda estão percorrendo ele. Isso significa que 5 leads já chegaram ao fim do fluxo ou foram removidos do fluxo de outras formas.
Já no fluxo Vendas, 21 leads entraram nele, mas nenhum está percorrendo esse fluxo no momento.
O lead não atende à condição de entrada do fluxo, mas entrou nele. O que pode ter acontecido?
Existem algumas possibilidades para o que pode ter acontecido:
- O lead mudou uma resposta ou foi modificado manualmente: em alguns casos, o lead responde o formulário com uma resposta, mas muda sua resposta ao preencher outro formulário. Em fluxos onde a condição de entrada depende de uma resposta específica, o lead pode ter cumprido a condição de entrada, mas, ao mudar sua resposta, ele pode ter deixado de cumpri-la. O mesmo problema pode acontecer ao remover ou adicionar uma tag do lead;
- A condição de entrada do fluxo foi modificada: a própria condição de entrada pode ter sido editada no fluxo, porém, os leads que entraram e que estão no fluxo não vão ser retirados dele, pois uma vez dentro do fluxo, o lead percorre ele até o fim;
- O lead foi inserido manualmente: é possível adicionar um lead manualmente no fluxo, sem que ele cumpra qualquer das condições de entrada;
- A segmentação foi editada, fazendo com que o lead não faça mais parte dela.
Leads chegando sem dono no CRM
Se no momento da marcação de oportunidade/envio para URL, o lead não tiver sido atribuído a um dono, ele será enviado para o CRM sem dono. Veja mais neste artigo.
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