Qual a sua dúvida?
- Sobre o Whatsy
- Tipo de integração
- Requisitos da integração
- Ações possíveis ao integrar com o Whatsy
- Passo a passo para realizar a integração
- Criação de modelos de mensagem de WhatsApp
- Adicionar mensagem do WhatsApp ao fluxo do RD Station Marketing
- Informações adicionais
Sobre o Whatsy
O Whatsy é uma solução que permite automatizar a comunicação pelo WhatsApp através do uso da API do WhatsApp Business. O serviço é utilizado por meio de um painel de gerenciamento de contatos, atendimentos e integrações da solução com outras plataformas.
Ao integrar o RD Station Marketing com a solução do Whatsy, todos os contatos capturados pelo robô de conversas (chatbot) serão transmitidos em tempo real para o RD Station Marketing, onde irão converter como Leads.
As informações obtidas em conversas de WhatsApp serão enviadas ao RD Station Marketing, com o objetivo de qualificação do lead.
Além disso, é possível programar o envio de mensagens de WhatsApp personalizadas pelos fluxos de automação criados no RD Station Marketing.
Tipo de integração
Entrada e Saída: esta integração envia dados para o RD Station e envia Dados do RD Station para o Whatsy.
Requisitos da integração
- Ser usuário de qualquer plano do RD Station Marketing;
- Ser usuário do Plano POC do Whatsy.
Ações possíveis ao integrar com o Whatsy
O uso do Whatsy integrado ao RD Station Marketing permite que sua comunicação seja mais efetiva ao longo do funil de marketing, melhorando suas taxas de conversão entre as etapas da jornada do consumidor.
A captação dos leads pelo WhatsApp favorece o primeiro contato do usuário com a marca de uma forma extremamente cômoda para quem está usando o celular, se comparado com as famosas landing pages de conversão de visitantes em leads. Esses dados são transmitidos em tempo real para a base de leads do RD Station Marketing. Os campos-padrão e customizados podem ser preenchidos com as informações obtidas durante as conversas com o chatbot do seu WhatsApp.
Durante a interação do usuário com o seu número de WhatsApp, as informações que forem sendo coletadas pelo robô de conversas (chatbot) poderão ser enviadas ao RD Station Marketing, com o objetivo de qualificação dos leads e sinalização de consumo do conteúdo nutrido através desse mesmo canal.
Durante a criação de novos fluxos de automação ou atualização de fluxos existentes no RD Station Marketing, podem ser incluídas ações — opção Enviar para a URL (integração) — para envio de mensagens personalizadas ao longo de cada fluxo.
Mensagens de notificação, avisos, envio de ofertas e iscas de passagem de fase podem ser programadas nos fluxos de automação do RD Station Marketing, encorajando o lead a realizar uma ação (CTA), seja pelo clique em um link ou mesmo ao responder ao robô de conversas (chatbot), o que dará andamento no processo de nutrição/qualificação daquele lead. Por exemplo, para aumentar a taxa de abertura dos e-mails enviados, pode-se programar o envio de uma mensagem de WhatsApp com um lembrete logo após o envio do e-mail.
Ao realizar esta integração, os clientes poderão usufruir da capacidade do RD Station Marketing de observar a navegação dos leads em seus sites (lead tracking através de cookies) e fazer disparos de mensagens de WhatsApp personalizadas e oportunas ao momento da jornada do consumidor.
Passo a passo para realizar a integração
- Acesse o aplicativo Whatsy;
- Na tela principal do painel, acesse a área de Administração;
- Clique na aba Integrações;
- Selecione RD Station Marketing;
- Clique no link Autenticar;
- Faça login em sua conta do RD Station Marketing;
- Confirme a autenticação de sua conta RD Station Marketing no Whatsy;
- Entre em contato com o Suporte da Whatsy, para que a equipe do aplicativo habilite a integração.
Criação de modelos de mensagem de WhatsApp
- Acesse o aplicativo Whatsy;
- Na tela principal do painel, acesse a área de Administração;
- Clique na aba Integrações;
- Role a página até a seção Criação de modelos de mensagens de WhatsApp;
- Clique no botão + (adicionar mensagem);
- Insira o nome da mensagem que está sendo criada (por exemplo: Agradecimento);
- Insira o conteúdo da mensagem (por exemplo: Agradecemos o seu contato. Acesse nosso site e conheça nossos produtos: www.meusite.com.br);
- Caso deseje personalizar a mensagem, utilize as tags do RD Station Marketing (tag de nome do lead, por exemplo);
- Clique no botão Criar, para salvar o modelo criado. Será gerada a URL de integração da mensagem.
Adicionar mensagem do WhatsApp ao fluxo do RD Station Marketing
- Acesse o Painel de Administração do Whatsy e copie a URL de integração da mensagem desejada;
- Acesse sua conta no RD Station Marketing;
- Clique no menu Relacionar;
- Clique no submenu Automação de marketing;
- Clique no fluxo desejado;
- Clique no botão Editar fluxo;
- Clique na aba Ações;
- Clique na opção Enviar para a URL (integração) e arraste para o local do fluxo em que você deseja adicionar a etapa de envio da mensagem do WhatsApp;
-
Cole a URL da mensagem criada no Whatsy;
- Clique no botão Salvar e ativar, no canto superior direito do fluxo.
Informações adicionais
A captação de leads feita pelo WhatsApp consegue capturar, durante o registro inicial, os seguintes campos:
- Nome;
- E-mail;
- Empresa;
- Cargo;
- Website;
- Tags;
- Estado;
- País;
- Redes sociais (Twitter, Facebook e LinkedIn);
- Descrição do perfil das redes sociais;
- Telefone pessoal.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.