Este artigo abrange as seguintes perguntas frequentes:
- O que é segmentação?
- Por que criar uma segmentação?
- Como criar uma segmentação de leads?
- Quando usar a condição E da segmentação?
- Quando usar a condição OU da segmentação?
- Como segmentar leads por fluxo de automação?
- Como criar uma segmentação por dados de conversão?
- Como segmentar com base nos dados do lead?
- Como segmentar pela origem da conversão?
- Como criar uma segmentação por tags?
- Como visualizar em uma única lista todos os leads desativados?
- Como segmentar a partir de um campo de verificação?
- Por que não é possível segmentar um evento de conversão por período?
O que é segmentação?
A segmentação é um filtro que seleciona os leads da sua base que possuem informações específicas, criando uma lista dinâmica. Com isso, é possível segmentar sua base de leads de acordo com as diferentes visitas que eles realizam em seu site. Alguns usos comuns da segmentação são para disparo de campanhas de e-mail e, também, como gatilho de entrada em fluxos de automação.
Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o que é segmentação, você pode ler mais neste artigo da nossa Central de Ajuda.
Por que criar uma segmentação?
A segmentação pode reduzir significativamente o tempo gasto analisando sua Base de Leads, o que aumenta a produtividade e reduz o custo de aquisição. Através da segmentação, você pode separar os leads que estão interessados no seu produto dos que não estão interessados.
Como criar uma segmentação de leads?
Para criar uma lista de segmentação, baseada em dados específicos, siga o passo a passo abaixo:
- Acesse o menu Relacionar > Segmentação de Leads;
- Clique no botão Criar segmentação, no canto superior direito da tela;
- Depois, nomeie sua segmentação na janela que será apresentada e clique em Continuar;
- Crie grupos para sua segmentação: para que os leads entrem nessa lista de segmentação, você precisa determinar se o lead precisa atender as condições de todos os grupos que você criou, ou se pode atender as condições de qualquer um dos grupos;
- Depois, dentro de cada grupo que você criou, defina se o lead deve atender a todas as condições ou a qualquer das condições deste grupo;
- Você pode segmentar os leads por: Dados do lead, Funil, Lead scoring (Planos Pro e Enterprise), Lead tracking (Planos Pro e Enterprise), Conversão, Email Marketing e Fluxo de automação (Planos Pro e Enterprise);
- Se você precisar excluir condições ou grupos, basta clicar no X ao lado direito da condição ou grupo que deseja excluir.
Pronto! Agora é só salvar sua segmentação.
Caso você ainda esteja com dúvida sobre como criar uma segmentação de leads, você pode acessar nosso artigo da Central de Ajuda neste link para ler o artigo completo.
Quando usar a condição E da segmentação?
A condição E deve ser usada sempre que for preciso definir dois ou mais critérios de segmentação. Quando os critérios são unidos pelo operador E, todos os critérios devem ser atendidos para que um lead seja incluído na segmentação.
Quando usar a condição OU da segmentação?
A condição OU deve ser usada para definir dois ou mais critérios de segmentação. Quando os critérios são unidos pelo operador OU, basta que um dos critérios seja atendido para que um lead seja adicionado na lista de segmentação.
Caso você ainda esteja com dúvida sobre este assunto, você pode acessar o artigo completo na nossa Central de Ajuda neste link.
Como segmentar leads por fluxo de automação?
Para criar essa segmentação, siga o passo a passo abaixo:
- Acesse o menu Relacionar > Segmentação de Leads;
- Clique em Criar segmentação;
- Nomeie sua segmentação e clique em Continuar;
- Clique na primeira caixa de seleção e escolha a opção Fluxo de automação;
- Selecione o fluxo desejado buscando pelo nome dele. Se você não se lembra do nome do fluxo, basta acessar Relacionar > Automação de Marketing para localizá-lo.
- Depois, selecione qual a ação de segmentação você deseja.
Pronto! Sua segmentação por Fluxo de automação foi criada.
Caso você ainda esteja com dúvida sobre como criar uma segmentação por Fluxo de automação, você pode ler nosso artigo completo na Central de Ajuda acessando este link.
Como criar uma segmentação por dados de conversão?
Para segmentar seus leads de acordo com os dados de conversão, siga o passo a passo abaixo:
- Acesse o menu Relacionar > Segmentação de Leads;
- Clique em Criar segmentação no canto superior direito;
- Nomeie a sua segmentação e clique em Continuar;
- Adicione a condição de dados de conversão, conforme o passo a passo:
- Clique na primeira caixa de seleção e selecione Conversão;
- Na segunda caixa de seleção, clique em Dados de conversão;
- Insira o nome do campo;
- Escolha a condição;
- Preencha um termo que você gostaria de filtrar;
- Adicione outras condições, se desejar;
- Clique em Salvar.
Pronto! Sua segmentação por Dados de conversão foi criada.
Caso você ainda esteja com alguma dúvida sobre segmentação por Dados de conversão, você pode acessar o artigo completo na nossa Central de Ajuda neste link.
Como segmentar com base nos dados do lead?
Para segmentar seus leads de acordo com os dados dele, siga o passo a passo abaixo;
- Acesse o menu Relacionar > Segmentação de Leads;
- Clique em Criar segmentação no canto superior direito;
- Insira um nome para a sua segmentação;
- Adicione a condição de Dados do lead, como no passo a passo:
- Selecione Dados do lead na primeira caixa de seleção;
- Selecione Campo, no segunda caixa de seleção;
- Escolha o campo padrão ou campo personalizado;
- Escolha a condição;
- Preencha um termo que você gostaria de filtrar;
- Adicione outras condições, se desejar.
Pronto! Sua segmentação por Dados do lead foi criada.
Caso você ainda esteja com alguma dúvida sobre segmentação por Dados do lead, você pode acessar o artigo completo na nossa Central de Ajuda neste link.
Como segmentar pela origem da conversão?
Para segmentar seus leads por origem da conversão, siga o passo a passo abaixo:
- Clique em Relacionar > Segmentação de Leads;
- Clique em Criar segmentação no canto superior direito;
- Digite um nome para sua lista e clique em Continuar. Utilize um nome de fácil memorização, sem espaços extras. Ele será utilizado para identificar essa lista dentro do RD Station Marketing;
- Escolha a condição Conversão > O lead converteu a partir da origem. Escolha a origem de conversão que desejar;
- Depois, teste a lista para ver quantos leads estão nela (à direita) e clique em Salvar.
Pronto! Sua segmentação por Origem da conversão está criada.
Como criar uma segmentação por tags?
Para segmentar por tags, siga o passo a passo abaixo:
- Acesse Relacionar > Segmentação de Leads;
- Clique no botão Criar segmentação e escolha um nome para sua segmentação. Depois, clique em Continuar;
- Para criar uma segmentação por tags, escolha as seguintes condições: Dados do Lead > Tag > Contém a tag ou Não contém a tag > Nome da tag que deseja.
Pronto! Sua segmentação por tags está criada.
Caso você ainda esteja com alguma dúvida sobre segmentação por tags, você pode acessar o artigo completo na nossa Central de Ajuda neste link.
Como visualizar em uma única lista todos os leads desativados?
Para visualizar a lista com todos os leads desativados em sua Base de Leads, siga o passo a passo abaixo:
- Clique em Relacionar > Base de Leads;
- Digite na barra de busca querem_receber_email=nao e aperte Enter no teclado. Vão ser filtrados: todos os leads que escolheram não receber seus e-mails (se descadastraram em algum e-mail recebido ou não marcaram o campo Desejo receber emails de uma Landing Page ou formulário); endereços de e-mail inválidos ou inacessíveis (Hard Bounce ou Soft Bounce recorrentes no passado); leads que marcaram um e-mail recebido como spam (Spam Report);
- Depois, clique em Ações > Adicionar tag. Todos os leads desse filtro receberão a tag.
- Em seguida, vá em Relacionar > Segmentação de Leads e adicione a seguinte condição: Dados do Lead > Tag > Contém a tag > querem_receber_email=nao.
Pronto! Sua lista com todos os e-mails desativados está criada.
Caso você ainda esteja com alguma dúvida sobre como visualizar em uma única lista todos os leads desativados, você pode acessar o artigo completo na nossa Central de Ajuda neste link.
Como segmentar a partir de um campo de verificação?
Para segmentar a partir de um campo de verificação (checkbox), você deve realizar a seguinte configuração:
- Acesse a aba Relacionar > Segmentação de leads;
- Clique em Criar Segmentação e escolha um nome para sua segmentação. Depois, clique em Continuar;
- Para criar uma segmentação por campo de verificação, escolha as seguintes condições: Dados do Lead > Campo > "nome do campo" > Contém > "SIM" ou "0".
O termo SIM se refere aos leads que marcaram a opção de campo de verificação (checkbox) e 0 (zero) para os leads que não marcaram.
Pronto! Sua segmentação está criada.
Por que não é possível segmentar um evento de conversão por período?
Não é possível criar uma segmentação para leads que converteram em um evento em período específico, porque a segmentação busca não só os leads que converteram no evento selecionado, mas também os leads que têm uma conversão em qualquer evento no mesmo período.
Sendo assim, ao criar uma segmentação por evento de conversão e data, a lista busca os leads que converteram no evento indicado, mas também têm uma conversão dentro do mesmo período estipulado. Essa configuração vale para qualquer conversão no período, não necessariamente no evento indicado. Por essa razão, não é possível segmentar um evento de conversão por período, pois os leads que serão incluídos nesta segmentação podem ser de diferentes origens de conversão, não somente de um evento específico.
A segmentação irá funcionar dessa forma para qualquer condição que contenha período de conversão.
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