A Estatística do fluxo de Automação é responsável por mostrar quais são as métricas de desempenho de um fluxo. Essas métricas ajudam na visualização dos resultados e na percepção do valor gerado em um fluxo.
Na opção Estatística, você pode avaliar como cada fluxo está performando dentre uma variedade de métricas e indicadores.
Qual a sua dúvida?
- Acessar as estatísticas de um fluxo
- Filtros de período
- Configuração de modelo de atribuição
- Configuração de agrupamento do gráfico
- Métricas disponíveis para fluxo de automação
Acessar as estatísticas de um fluxo
Para acessar a funcionalidade, veja o passo a passo abaixo:
- No menu Relacionar, clique na opção Automação de Marketing;
- Na lista de Automação de Marketing, clique em Opções, e depois em Estatísticas. Caso você clique no título de um fluxo, também será levado a página de Estatísticas:
Filtros de período
O Filtro de período é utilizado para escolher um intervalo de tempo de vida do fluxo para uma análise. Ao escolher esse período, todos os dados disponíveis serão atualizados.
As opções disponíveis são:
- Personalizado: os campos de data ínicio e fim podem ser configurados livremente;
- Hoje: os campos de data início e fim são atualizados para hoje;
- 2 semanas: os campos de data início e fim são atualizados para as últimas duas semanas (últimos 14 dias);
- 1 mês: os campos de data início e fim são atualizados para o último mês (últimos 30 dias mais os dias que faltarem até o início da semana);
- 6 meses: os campos de data início e fim são atualizados para os últimos 6 meses (últimos 180 dias mais os dias que faltarem até o início do mês).
Configuração de modelo de atribuição
Um modelo de atribuição é o conjunto de regras que determina como o crédito das qualificações, oportunidades ou vendas são atribuídos entre pontos de interação. No nosso caso, entre os diversos fluxos em que os leads podem percorrer.
Essas são as opções disponíveis:
- Modelo Última interação: atribui 100% de crédito ao último fluxo que o lead entrou antes de se qualificar, virar uma oportunidade ou receber a marcação de uma venda;
- Modelo Primeira interação: atribui 100% de crédito ao primeiro fluxo que o lead entrou antes de se qualificar, virar uma oportunidade ou receber a marcação de uma venda.
Configuração de agrupamento do gráfico
O gráfico pode apresentar os dados do período selecionado agrupados por dia, semana e mês.
- Dia: os dados serão apresentados por dia no período selecionado;
- Semana: os dados serão agrupados e apresentados por semana no período selecionado;
- Mês: os dados serão agrupados e apresentados por mês no período selecionado.
Métricas disponíveis
As métricas disponíveis para análise dos fluxos de automação estão distribuídas em 4 grupos: Performance, Interação, Descadastro/Spam e Bounce.
Todas essas métricas são apresentadas de acordo com o período filtrado.
Performance
Métrica |
Descrição |
Qualificações |
Número de qualificações realizadas após os leads passarem pelo fluxo de acordo com o modelo de atribuição selecionado. |
Oportunidades |
Número de oportunidades geradas por Leads após passarem pelo fluxo seguindo o modelo de atribuição selecionado. |
Vendas |
Número de vendas marcadas em Leads após passarem pelo fluxo seguindo o modelo de atribuição selecionado. |
Interação
Métrica |
Descrição |
Entregues |
O primeiro número apresentado é a taxa de Emails entregues, que corresponde ao total de Emails entregues em relação ao número de emails enviados no período selecionado. O segundo número é o total de Emails entregues no período selecionado. |
Abertos |
O primeiro número apresentado é a taxa de Emails abertos, que corresponde ao total de Emails que foram abertos pelos destinatários em relação ao número de emails entregues no período selecionado. Aberturas únicas. O segundo número é o total de Emails abertos no período selecionado. |
Clicados |
O primeiro número apresentado é a taxa de cliques, que corresponde ao total de emails que tiveram links clicados pelos destinatários em relação ao número de emails entregues no período selecionado. A taxa de clique reflete o número total de cliques em um e-mail, sem distinção. Ou seja, todos os cliques são contabilizados, como por exemplo, cliques em Descadastro. O segundo número é o total de cliques realizados no período selecionado. |
Descadastro/Spam
Métrica |
Descrição |
Descadastros e Spams |
O primeiro número apresentado é a taxa de Descadastrados mais a taxa de Spams, que corresponde ao total de contatos que não desejam receber mais Emails em relação ao número total de Emails enviados no período selecionado O segundo número é o total de descadastros mais spams no período selecionado. |
Taxa de Descadastros |
O primeiro número apresentado é a taxa de Descadastro, que corresponde ao total de contatos que optaram explicitamente por não receber mais emails em relação ao número total de emails enviados no período selecionado. O segundo número é o total de solicitações de descadastro no período selecionado. |
Taxa de Spam |
O primeiro número apresentado é a taxa de Spam, que corresponde ao total de contatos que marcaram a mensagem como Spam em relação ao número total de emails enviados no período selecionado. O segundo número é o total de marcações de spam no período selecionado. |
Bounce
Métrica |
Descrição |
Bounces |
O primeiro número apresentado é a taxa de Bounces, que corresponde ao total de Emails rejeitados pelos servidores em relação ao número de emails enviados no período selecionado. O segundo número é o total de Bounces no período selecionado. |
Hard Bounces |
O primeiro número apresentado é a taxa de Hard Bounces, que corresponde ao total de bounces mais críticos, como Emails inexistentes, em relação ao total de Emails enviados no período selecionado. O segundo número é o total de Hard Bounces no período selecionado. |
Soft Bounces |
O primeiro número apresentado é a taxa de Soft Bounce, que corresponde ao total de falhas temporárias, como caixa de entrada cheia ou outras restrições, em relação ao total de Emails enviados no período selecionado. O segundo número é o total de Soft Bounce no período selecionado. |
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