Tipo de integração
Entrada: esta integração envia dados para o RD Station Marketing.
O que esta integração faz?
À medida que seu cliente conversa com o seu chatbot, você pode coletar informações relevantes, tais como nome, endereço, número de telefone e etc. A partir do momento que você considera que o cliente está apto para ser convertido em um lead, você pode enviar estas informações para o RD Station Marketing utilizando o BLiP.
Você pode enviar qualquer tipo de informação textual sobre seu lead. Caso essa informação não seja suportada nativamente pelo RD Station Marketing, o BLiP irá criar automaticamente um campo personalizado para você. Dessa forma nenhuma informação relevante será perdida.
Além disso, você também pode atualizar informações dos leads já existentes, utilizando o email do cliente como identificador.
Requisitos e observações
Para integrar o BLiP ao RD Station Marketing, você precisa:
- Ser cliente de qualquer plano RD Station Marketing;
- Ser cliente BLiP Portal do Plano Standard (Free), Business ou Enterprise;
- Ser dono de um chatbot ou possuir permissão de editar as integrações do chatbot de outro usuário.
Passo a passo para integração
Instalando o Aplicativo do BLiP no RD Station
- Para configurar um bot no RD Station Marketing, acesse o portal do BLiP e escolha o bot desejado;
- Logo após clique no ícone de quebra-cabeça no canto superior direito (abaixo de seu nome de usuário) e em seguida clique em RD Station. A seguinte tela será apresentada:
- Clique no botão Instalar;
- Após isso, um pop-up será aberto com a página do RD Station Marketing. Neste momento, entre com suas credenciais do RD Station, escolha a conta que deseja se conectar e clique em Continuar;
- Leia as permissões solicitadas pelo aplicativo e clique em Conectar;
- Após o término da instalação, a seguinte página será exibida, contendo o nome da sua conta do RD Station e o ID do bot conectado:
- Pronto, sua integração está concluída.
Utilização da integração
A integração com o RD Station Marketing funciona através de ações no fluxo do seu bot ou através de comandos (HTTP ou SDK). Esta integração permite que você crie leads com dados detalhados do seu cliente.
Ações do Bot
- No builder, acesse o bloco do seu fluxo em que deseja criar um lead;
- Clique em Ações e em seguida clique em + Adicionar ação de entrada/saída;
- Selecione a opção Registro de eventos;
- Em Categoria preencha com o valor lead e em Ação preencha com o valor create. Rótulo e Valor não precisam ser preenchidos;
- Os dados do seu cliente devem ser adicionados como informações extras da ação;
- Clique em + Adicionar informações extras para cada informação que você deseja enviar para o RD Station Marketing;
- Em Key preencha com o nome do dado e em Value preencha com a valor do dado (você também pode usar variáveis do fluxo). As informações extras da ação devem ter pelo menos dois campos obrigatórios: conversion_identifier e email. Se algum destes não estiver definido, o lead não será salvo.
Comandos
Para criar novas conversões de leads na sua conta RD Station Marketing, você deve mandar um comando de tipo event-track, com os campos category: "lead" e action: "create". O comando deve ter pelo menos dois campos que são obrigatórios: conversion_identifier e email. Se algum destes não estiver definido, o lead não será salvo.
Exemplo: Requisição HTTP realizada para salvar a conversão:
POST https://msging.net/commands HTTP/1.1
Authorization: Key YOUR-BLIP-API-KEY
HTTP/1.1 200 OK
Content-Type: application/json
{
"id": "9494447a-2581-4597-be6a-a5dff33af156",
"to": "postmaster@analytics.msging.net",
"method": "set",
"type": "application/vnd.iris.eventTrack+json",
"uri": "/event-track",
"resource": {
"category": "lead",
"action": "create",
"extras": {
"conversion_identifier": "9494447a-2581-4597-be6a-a5dff33af156",
"email": "joao.silva@email.com",
"step": "Pagamento",
"conversion_time": "2020-12-04 18:45:12 +00:00"
}
}
}
Informações adicionais
- Não inserir Keys repetidas em um mesmo comando ou ação. Caso isto aconteça, a segunda ocorrência da Key será ignorada assim como o seu respectivo Value;
- O nome das Keys devem seguir as seguintes regras: usar caracteres alfanuméricos e/ou underline, não usar caracteres especiais e usar no máximo 60 caracteres;
- Caso você digite o nome de um campo que não exista no RD Station Marketing, o BLiP irá criá-los automaticamente;
- Após a criação de um campo personalizado no BLiP, o RD Station Marketing garante que ele estará disponível para uso em até 3 horas. Caso o seu lead não exiba o campo personalizado, aguarde este período e tente novamente;
- Apenas campos do tipo string são suportados pelo BLiP. Portanto as keys tags e available_for_mailing não são suportadas;
- Para mais detalhes dos campos suportados acesse a Developers.
Para desinstalar o BLiP
No BLiP, ao clicar em Desinstalar, para desfazer a integração do BLiP com o RD Station Marketing, a comunicação entre seu chatbot e o RD Station Marketing será cessada, porém o aplicativo do BLiP continuará listado na tela de integrações da sua conta RD Station. Antes de clicar em Desconectar na tela de integrações do RD Station, deve-se levar em consideração se a mesma conta RD Station não está sendo utilizada em outro chatbot ou até mesmo em outra conta BLiP. Caso não esteja, proceda com a desconexão.
Este comportamento ocorre para evitar que ao desconectar seu chatbot do RD Station, outros bots sejam desconectados também.
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