Caso prefira, você pode assistir ao vídeo com alguns exemplos de uso e recomendações:
Para utilizar a ação Esperar e agendar data e hora, acesse o menu Relacionar > Automação de Marketing. Você pode utilizar esta ação ao editar um Fluxo de Automação já existente ou ao criar um novo.
Com a ação Esperar e agendar data e hora, você pode definir uma data e horário específicos para uma sequência de ações acontecerem com os leads que percorrem o fluxo.
Passo a passo para utilizar a ação
- Acesse a aba Relacionar > Automação de Marketing;
- Escolha o Fluxo de Automação que deseja editar, clicando no botão Opções;
- Ou, caso prefira, você pode criar um Fluxo de Automação novo, clicando no botão Criar Fluxo, no canto superior direito;
- Caso tenha criado um novo Fluxo, dê um nome para ele. Lembre-se que este nome será usado para identificar este fluxo dentro do RD Station Marketing;
- Agora, escolha qual será a condição de Entrada no seu fluxo;
- Depois, clique na aba Ações. Nesta aba, você poderá selecionar diferentes ações para compor o seu Fluxo de Automação, entre elas, a ação Esperar e agendar data e hora;
- Ao arrastar esta ação para o seu Fluxo de Automação, selecione a data em que deseja que os leads sejam liberados para percorrer a sequência de ações que virão a seguir;
- Depois, selecione o horário daquela data para isso ocorrer:
- Depois de utilizar a ação Esperar e agendar data e hora, arraste as outras ações desejadas conforme o que deve acontecer com os leads que chegarem até a data selecionada e após a data selecionada:
- Até a data: todos os leads que chegarem até a ação antes da data e hora selecionadas vão ficar esperando a data chegar para continuarem a percorrer o fluxo por esse caminho.
- Após a data: os leads que chegarem na ação após a data e hora selecionadas, vão percorrer esse segundo caminho definido na sua estratégia.
Alguns cuidados importantes:
- A data e hora selecionadas vão considerar o fuso horário configurado na Visão geral da conta;
- Caso você configure o seu Fluxo para que as ações de espera não aconteçam no fim de semana, o uso da ação de Esperar e agendar data e hora irá anular essa configuração. Isso significa que, ao usar uma data de final de semana na ação, ela liberará os leads para seguirem no caminho Até a data, mesmo você tendo configurado o seu fluxo para não executar ações aos finais de semana;
- Verifique se as ações que acontecem antes da ação Esperar e agendar data e hora irão continuar fazendo sentido para os leads que percorrerem o Fluxo Após a data;
- Se o volume de leads na espera for muito grande, quando a data e horário definidos chegarem, poderemos não conseguir liberar 100% dos leads ao mesmo tempo (na hora exata agendada na ação). Por isso, considere que alguns leads poderão ser liberados para percorrer o fluxo com alguns minutos de atraso com relação ao horário configurado na ação.
Exemplo de configuração
Veja um exemplo prático de Fluxo de Automação utilizando a ação Esperar e agendar data e hora abaixo:
Na automação de exemplo acima, os leads que chegarem até a data 27/11/2020 irão receber um e-mail promocional pontual, e os leads que chegarem após a data 27/11/2020 irão receber uma segunda campanha, com outros produtos ofertados.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.