Qual a sua dúvida?
- Passo a passo para a configuração
- O que significa Processamento de Dados, Envio de Comunicação, Termos de Uso
- O que significa as opções Aceitou, Não aceitou, Sem informações
- Exemplos de casos de uso
- Condições de Proteção de Dados na Nova Segmentação
Para atender os requisitos das legislações de proteção de dados, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) no Brasil e o GDPR (General Data Protection Regulation) na Europa, foram disponibilizadas novas condições na Segmentação no RD Station Marketing.
Estas legislações exigem que os dados pessoais sejam tratados apenas com a autorização do titular do dado, ou seja, com a autorização do lead.
O ideal é que a autorização seja coletada junto com a entrada dos dados pessoais. Atualmente, é possível registrar informações relativas à autorização dada pelo lead através de:
- Conversão em Landing Pages, Pop-ups e Formulários Embedados com campos de Proteção de Dados;
- Conversão em Formulários Integrados com campos de Proteção de Dados;
- Configuração na Importação de Leads.
Depois de registrar os dados de proteção (também chamados de bases legais), você consegue visualizá-los individualmente na seção de Proteção de Dados no Perfil do Lead ou através da Segmentação. É possível segmentar pela resposta do lead em relação a autorização para Processamento de Dados, Termos de Uso e Comunicação.
Passo a passo para configuração
Veja o passo a passo abaixo para a configuração de Segmentação:
Etapa 1
- Acesse a aba Relacionar > Segmentação de Leads;
- Clique no botão Criar Segmentação;
- Dê um nome para a sua segmentação. Lembre-se de utilizar um nome de fácil memorização;
- Selecione Proteção de Dados:
Etapa 2
- Escolha entre as opções Processamento de Dados, Termos de Uso e Envio de Comunicação:
Veja as diferenças entre cada opção abaixo:
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Processamento de Dados
Legalmente, é a autorização dada ou não pelo lead para ser feito o processamento dos dados pessoais, o que inclui atividades simples como: coleta do dado e armazenamento na base de leads. Idealmente, nenhum lead deveria estar na base de leads do RD Station Marketing sem essa autorização.
O documento que descreve as informações sobre o Processamento de Dados é a Política de Privacidade e, portanto, formulários com o campo de Política e Termos registram essa autorização dentro da plataforma.
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Envio de comunicação
É a autorização dada ou não pelo lead para que sejam feitas comunicações e o tratamento necessário para ser realizada tal ação. Ou seja, é autorização para o recebimento de e-mails ou qualquer outro tipo de comunicação (telefonemas, WhatsApp, etc).
A autorização para comunicação deve ser coletada separadamente do Processamento de Dados e, geralmente, é representada por um campo checkbox nos formulários de conversão, como o campo de Consentimento de Comunicação.
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Termos de Uso
O documento de Termos de Uso descreve as regras de uso e/ou de fornecimento do serviço ofertado e, geralmente, é disponibilizado junto com a Política de Privacidade. Este documento não discorre sobre dados pessoais e, portanto, não é um requisito das leis de proteção de dados.
Etapa 3
- Selecione entre as opções Aceitou, Não aceitou e Sem informações:
Veja as diferenças entre cada opção abaixo:
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Aceitou e não aceitou
Neste caso, o lead autorizou ou não autorizou legalmente em relação àquela condição segmentada - Processamento de Dados, Envio de comunicação ou Termos de Uso.
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Sem informações
Aqui, o lead não possui informações sobre bases legais registradas no RD Station Marketing. Isto não significa, automaticamente, que ele não possui uma base legal - apenas não consta essa informação dentro da ferramenta.
Exemplos de casos de uso
Leads com autorização para comunicação
Entende-se que os leads que retornam nesta condição podem ser contactados por sua empresa via RD Station Marketing sem problemas. Claro, é sempre bom respeitar as regras de Marketing e boas práticas para o envio de Emails, por exemplo. Portanto, cuidado com o volume de mensagens!
Leads sem autorização para comunicação
Ou seja, é o contrário do tópico anterior. Aqui, entendemos que estes leads não autorizaram a comunicação. Logo, você não poderia entrar em contato com eles via RD Station Marketing.
Leads sem bases legais
Aqui, é o cenário onde você não tem informações sobre o Processamento de Dados ou sobre o envio de comunicação para os seus leads. Isso significa que: esta informação não consta na ferramenta para os leads segmentados, mesmo que alguns deles já sejam seus clientes, por exemplo.
Recomendamos que você obtenha a autorização dos leads. Você pode pedir aos leads que já estão na sua base que dêem sua autorização para armazenamento de dados e também comunicação.
Condições de Proteção de Dados na Nova Segmentação
Na Nova Segmentação, as mesmas condições estão disponíveis na seção de Proteção de Dados. O processo é um pouco mais simples, mas retorna as mesmas informações.
Passo a passo para configuração
Etapa 1
- Escolha entre as opções Processamento de Dados, Termos de Uso e Envio de Comunicação:
Etapa 2
- Após selecionar alguma das condições de Proteção de Dados, você pode segmentar a partir da resposta dada pelo lead, seja que aceitou, não aceitou ou sem informação:
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