Qual a sua dúvida?
Em alguns casos, a propagação de subdomínio pode demorar até 72 horas. Caso esse período já tenha passado e, mesmo assim, seu subdomínio continue despropagado ou apresentando mensagem de erro, faça as verificações a seguir.
Subdomínio despropagado
Antes de enviar uma campanha de e-mail ou publicar a sua landing page, é preciso que as entradas CNAME estejam propagadas. Para confirmar se a propagação já ocorreu, sugerimos uma ferramenta chamada Whats My DNS.
Para consultar a propagação de seu subdomínio:
- Acesse o Whats My DNS;
- No primeiro campo, insira seu subdomínio;
- Selecione a opção CNAME como o tipo de entrada;
- Clique no ícone de engrenagem. Será exibido o campo Expected value. Preencha esse campo com o valor da entrada correspondente. Esse procedimento verificará em alguns servidores DNS como está a propagação do endereço inserido. Por exemplo:
Análise dos resultados
- Se todos os marcadores estiverem verdes como no exemplo acima, significa que as entradas estão propagadas e você já pode validar seu subdomínio no RD Station Marketing, enviar campanhas de e-mail e publicar suas landing pages.
- Caso algum marcador apresente Falha para Verificado, significa que a entrada com esse status ainda não está 100% estável, o que é um comportamento normal nas primeiras 72 horas, pois o servidor pode levar esse tempo até propagar as entradas por completo para todos os outros servidores.
- Caso tenha se passado mais de 72 horas e a propagação não tenha ocorrido, verifique as entradas adicionadas ao seu host ao configurar os registros de DNS:
- Por exemplo, o RD Station Marketing espera que para a entrada email.seudominio.com.br do tipo CNAME exista o valor 123456.exemplo.com configurado. Caso ele não encontre exatamente esse valor no host, a configuração não será válida. Isso vale para todas as entradas de subdomínios;
- Além disso, alguns servidores acrescentam, automaticamente, aspas ao final das entradas configuradas. Porém, o RD Station não valida entradas contendo aspas. Caso você identifique essa situação, basta remover todas as aspas das entradas adicionadas ao seu host.
- Se, após fazer todas as verificações, a propagação não ocorrer, você deve entrar em contato com o seu servidor de DNS, que é o responsável pelo funcionamento e propagação das entradas. O RD Station Marketing apenas realiza a consulta desses status, portanto, não temos acesso ao seu DNS para realizar análises. Por isso, o mais assertivo será entrar em contato com o seu servidor, para verificar de forma detalhada porque a propagação não está ocorrendo.
E-mail não entregue ou não enviado
Ter 2 ou mais subdomínios ligados a um mesmo domínio
Esta configuração pode causar conflito no RD Station Marketing, pois utiliza o mesmo domínio como remetente. Isso pode ocasionar erro de entregabilidade, ou seja, alguns dos servidores de e-mail dos leads podem direcionar as campanhas para a caixa de SPAM. Por exemplo:
subdomínio@seusite.com.br
subdomínio2@seusite.com.br
Neste exemplo, temos dois subdomínios diferentes que estão ligados ao mesmo domínio -(@seusite.com.br).
A solução para este problema é apagar um dos subdomínios, preferencialmente o que ainda não está propagado. Para isso:
- Acesse sua conta no RD Station Marketing;
- Clique em seu nome de usuário, localizado no canto superior direito da tela;
- No menu suspenso que ser exibido, clique na opção Conta;
- Clique na aba Configurações;
- Clique na opção Domínios;
- Na sessão E-mail, localize o subdomínio que será excluído e clique no botão Apagar esta configuração.
Enviar campanhas de e-mail antes da propagação estar concluída
Não é recomendado que sejam feitos disparos de e-mails enquanto a propagação não estiver completa, pelo fato do RD Station Marketing ainda não ter autorização para utilizar domínio como remetente — o que só ocorrerá ao final da propagação — fazendo com que alguns servidores de e-mail dos leads direcionem sua campanha para a caixa de SPAM.
Aguarde o prazo de até 72 horas para completar a propagação, pois as devidas configurações de subdomínio são muito importantes para manter a integridade, autoridade e segurança no disparo de campanhas.
Subdomínios iguais
Não é possível definir o mesmo subdomínio para landing pages e e-mail, pois isso gera conflito no RD Station Marketing.
Caso você tenha definido o mesmo subdomínio para ambos, será preciso alterar um deles. Para isso:
- Acesse sua conta no RD Station Marketing;
- Clique em seu nome de usuário, localizado no canto superior direito da tela;
- No menu suspenso que ser exibido, clique na opção Conta;
- Clique na aba Configurações;
- Clique na opção Domínios;
- Na sessão que será alterada (Landing Page ou E-mail), clique no botão Revisar instruções e substitua o subdomínio.
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