Qual a sua dúvida?
Ao criar um botão de WhatsApp no RD Station Marketing, ele será exibido em seu site em forma de um botão flutuante contendo a logo do WhatsApp.
Sua finalidade é similar ao processo de captação de leads via landing pages, porém, com outro formato de interação, pois o contato dos leads será captado no momento em que eles clicarem no botão e informarem seus dados, para conversar com alguém de sua empresa.
Requisitos
- Código de monitoramento previamente configurado em seu site
Criar botão de WhatsApp
- Acesse sua conta no RD Station Marketing;
- Clique no menu Converter;
- Clique no submenu Botões de WhatsApp;
- Clique no botão Criar;
- Selecione o modelo desejado. As cores, textos e posicionamento de elementos poderão ser alterados durante a edição. Portanto, apenas escolha um modelo cujos elementos melhor se adequem ao seu objetivo;
- Na janela que será exibida, insira um nome para o botão que está sendo criado e clique no botão Criar.
Definir aparência
Todas as definições de texto e aparência do botão são feitas na aba Editor.
Texto
- Clique sobre o elemento de texto e, a seguir, no botão Editar que será exibido;
- Faça as alterações desejadas e clique fora da caixa de texto, para fechá-la.
Cores
- Clique sobre qualquer elemento do botão para exibir o campo de edição;
- Clique sobre a cor atual. Será exibida a tabela de cores;
- Clique sobre a cor desejada e clique no botão Aplicar.
Formulário
O formulário é o local onde os visitantes informarão seus dados.
Para adicionar mais campos ao formulário:
- Clique sobre o formulário e, a seguir, no botão Editar campos que será exibido;
- Será exibida a janela de edição de formulário. Para adicionar um campo, localize-o e clique sobre ele. O campo será adicionado automaticamente no formulário;
- Para mover um campo de lugar, clique sobre ele e arraste para cima ou para baixo. Se preferir, utilize as setas de posicionamento;
- Para excluir um campo, clique sobre ele e, a seguir, no botão Lixeira;
- Para marcar ou desmarcar um campo de preenchimento obrigatório, clique sobre ele e, a seguir, no botão Editar;
- Marque ou desmarque a checkbox Obrigatório, conforme desejado;
- Para concluir as alterações do formulário, clique no botão Aplicar;
- Clique em Salvar, no topo da página.
Configurar exibição
- Na tela de edição do botão de WhatsApp, clique na aba Configurações.
Ações do formulário
Nesta etapa você irá inserir o número real do WhatsApp de sua empresa, o qual será utilizado para conversar com os visitantes.
Além disso, é possível definir uma mensagem-padrão para o lead iniciar a conversa. O lead terá opção de utilizar ou não a mensagem.
Páginas de exibição
Nesta etapa você definirá em quais páginas o botão de WhatsApp deverá ser exibido. Você poderá optar por exibi-lo em todas as páginas do site ou em páginas específicas, inserindo os respectivos links — e, ainda, deixar de exibir em páginas específicas, inserindo os respectivos links.
Ao concluir, clique em Salvar, no topo da página.
Publicação
Ao concluir a criação e as configurações de exibição do botão de WhatsApp, o próximo passo será publicá-lo, para que ele seja exibido em seu site. Para isso, após clicar em Salvar, clique na aba Publicação e, a seguir, no botão Publicar:
Caso você tenha criado o botão de WhatsApp e deixado para publicá-lo posteriormente:
- Clique no menu Converter;
- Clique no submenu Botões de WhatsApp;
- Localize o botão criado e clique no botão Publicar, na respectiva linha.
Informações adicionais
- Para visualizar como ficará a exibição do botão de WhatsApp, acesse a página do site que foi definida para exibi-lo e tecle CTRL+5. Além disso, pode ser necessário limpar o cache de seu navegador;
- O botão de WhatsApp é exibido em smartphones e outros dispositivos móveis;
- Tanto o visitante quanto a sua empresa poderão utilizar uma versão convencional do WhatsApp. Portanto, não é preciso utilizar o WhatsApp Business;
- É possível criar vários botões de WhatsApp, para utilizar em diferentes sites;
- A partir do momento em que ocorrer a primeira conversão de um lead através do botão de WhatsApp, é possível configurar um Fluxo de Automação para as próximas conversões que ocorrerem por este meio;
- É possível criar segmentações de leads gerados via botão de WhatsApp, utilizando como identificador o nome definido para o botão;
- Caso você identifique a necessidade de algum ajuste em seu botão de WhatsApp, basta editá-lo, fazer as alterações necessárias e publicá-lo novamente.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.