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O que é a Otimização de Página (SEO)
A funcionalidade Otimização de Página (SEO) gera um relatório de SEO com uma nota baseada em pontos críticos, importantes, intermediários e mínimos para avaliar a otimização das suas páginas em relação a determinadas palavras-chave.
A partir dessa nota, o RD Station Marketing especifica quais foram os itens relacionados a cada critério que contribuíram para a sua nota final e como é possível resolver os principais problemas encontrados.
Como gerar o relatório
- Acesse a aba Atrair > Otimização de Página (SEO);
- No campo Palavra-chave, insira a palavra que você gostaria de otimizar na sua página;
- No campo Endereço da Página, cole a URL da sua página;
- Depois, clique em em Gerar relatório. A otimização da sua página será avaliada com base nos seguintes itens:
Pontos críticos
- Uso correto da Canonical Tag: caso sua página tenha uma tag canônica (Canonical Tag) apontando para outra URL, os mecanismos de busca vão transferir a autoridade desta URL para a outra;
- Uso de Meta Robots para restringir acesso à página: o uso da meta tag noindex impede que sua página apareça em resultados de busca, enquanto que a nosnippet retira as informações da página de resultados;
- Uso da palavra-chave ao longo da página: o uso da palavra-chave dá relevância à página em relação à pesquisa feita pelo usuário, por isso, o ideal é usá-la ao longo da página.
Pontos importantes
- URL estática: URLs estáticas têm bom desempenho tanto em ranking quanto na taxa de cliques, já que são mais legíveis e tendem a parecer mais confiáveis. Além disso, com URLs dinâmicas você se arrisca a ter duas URLs com o mesmo conteúdo, o que prejudica sua própria autoridade;
- Uso de Meta Description: a Meta Description não tem relação direta com o ranking, mas é valiosa para atrair cliques de usuários nas páginas de resultados de busca, o que melhora também seu ranking;
- Uso exato da palavra-chave no título da página (Page Title): o conteúdo do título (Page Title) tem mais relevância para mecanismos de busca, além de impactar nos cliques que você pode receber na página de resultados de busca;
- Tamanho de título apropriado: a parte visível do título da página se estende a 60 caracteres. Mantê-lo desse tamanho garante que o público vai vê-lo por inteiro, o que aumenta sua taxa de cliques na página de resultados, melhorando seu ranking;
- Uso da palavra-chave na URL: palavras-chave na URL ajudam a dar relevância para a página. Além disso, facilita para os usuários identificarem o conteúdo da página. O ideal é que a palavra-chave esteja presente uma vez na URL;
- Evitar o uso excessivo da palavra-chave no documento: o uso excessivo de uma palavra-chave pode impactar negativamente o posicionamento nas ferramentas de busca;
- Uso consistente da palavra-chave no documento: os mecanismos de pesquisa e os usuários estão sempre buscando palavras-chave específicas no texto da página. Usar palavras-chave na página não é apenas uma boa prática, mas uma parte essencial do SEO;
- Tamanho apropriado da Meta Description: uma boa Meta Description ajuda a ganhar cliques entre os resultados de uma busca, mas o texto é cortado acima de 156 caracteres, o que prejudica a experiência de leitura dos usuários.
Pontos intermediários
- Não usar mais de uma tag H1: as boas práticas para SEO recomendam apenas uma tag H1, que geralmente trata-se da chamada principal da página;
- Uso da palavra-chave adequada na tag H1: o uso de palavras-chave na tag H1 não tem relação direta com o ranking, mas é uma boa prática de acessibilidade e legibilidade, fatores considerados pelos motores de busca;
- Uso da palavra-chave no atributo alt das imagens da página: o uso de palavras-chave no atributo alt de uma imagem ajuda a página a melhorar seu ranking;
- Quantidade de palavras no conteúdo: mecanismos de busca valorizam páginas cujo conteúdo responde à demanda do usuário. 300 palavras é o estimado como mínimo para considerar que sua página tem conteúdo relevante ao tema;
- Uso exato da palavra-chave no documento: encontrar a palavra-chave exata na página é um dos fatores que indica para o Google a relevância daquela página;
- Não usar mais de uma Meta Description: ter mais do que uma Meta Description pode confundir os mecanismos de busca e dificultar a sua gestão desse conteúdo;
- Uso da palavra-chave na Meta Description: usar palavras-chave na tag Meta Description não tem relação direta com o ranking, mas ajuda mecanismos de busca a exibirem esse trecho nos resultados, o que pode atrair cliques dos usuários, melhorando seu ranking;
- Uso da palavra-chave no título (Page Title): o conteúdo do título (Page Title) tem mais relevância para mecanismos de busca, além de impactar nos cliques que você pode receber na página de resultados de busca;
- Uso excessivo da palavra-chave no título (Page Title): usar a palavra-chave duas vezes ou mais no título (Page Title) pode ser interpretado como spam pelos mecanismos de busca;
- Uso de caracteres especiais na URL da página: caracteres especiais (exemplo: ç, ã, ó, í) em URLs podem causar problemas de acessibilidade e ranking nos mecanismos de busca;
- Uso excessivo da palavra-chave na URL da página: uso demasiado de palavras-chave na URL pode ser percebido como spam e fazer com que sua página seja penalizada;
- Uso de URL de tamanho apropriado: mecanismos de busca mostram até 76 caracteres da sua URL. URLs maiores podem ter menos cliques na página de resultados;
- Uso do protocolo de HTTPS: o protocolo HTTPS garante mais segurança, por isso tem ligeira vantagem como fator de ranking nos motores de busca.
Pontos mínimos
- Não usar mais de uma Canonical Tag: a tag canônica (Canonical Tag), quando necessária, deve ser usada somente uma vez por página;
- Autoridade da palavra-chave nesta página: para aumentar a autoridade da sua página em relação à palavra-chave, essa mesma palavra não deve ser usada como texto de links para outras páginas;
- Uso excessivo de links externos ou links âncoras: ter links externos é geralmente bom, mas o excesso pode diluir a autoridade da sua página;
- Uso excessivo de links internos: ter um número excessivo de links internos não irá prejudicar diretamente o valor de uma página, mas pode diluir a capacidade desta página em dar autoridade às páginas internas;
- Localização da palavra-chave no título: o uso da palavra-chave no início do título ajuda a página a ser identificada nos resultados da busca;
- Número de subpastas na URL: uma página com muitas subpastas sugere que ela está "escondida" no site e isso diminui sua autoridade. Isso pode ser evitado se a home (página inicial) tiver um link direto para a sua página. Se esse é o seu caso, desconsidere este critério;
- Uso de sitemap: sitemaps ajudam os motores de busca a identificar e organizar o conteúdo do seu site. Saiba mais aqui;
- Palavra-chave no primeiro parágrafo: o uso da palavra-chave no primeiro parágrafo do texto ajuda a dar relevância para o conteúdo em relação ao termo.
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