Tipo de Integração
Entrada e Saída: esta integração envia dados da CRM Educacional para o RD Station Marketing e envia dados do RD Station Marketing para a CRM Educacional.
O que esta integração faz?
- Ao marcar um lead no RD Station Marketing como Oportunidade, ele é enviado para o CRM Educacional e, de acordo com a régua configurada, são programadas ações comerciais como ligações incentivando inscrição, e-mails com cupons de desconto ou até SMS convidando para uma visita ao campus. Caso o lead já exista no CRM, as informações do mesmo são automaticamente atualizadas no RD, mantendo os dados sincronizados entre as ferramentas;
- Quando um lead, que não foi enviado pelo RD Station Marketing é inscrito no CRM Educacional, é feita uma busca para saber se o mesmo interagiu em algum momento com a ferramenta. Caso ele seja encontrado (a chave é o e-mail do candidato), o lead é marcado como Oportunidade no RD Station Marketing. Isso ajuda a ampliar a efetividade ao calcular o custo por lead;
- Quando um candidato se torna Matriculado no CRM Educacional, ele é marcado como Cliente no RD Station Marketing. Dessa forma, é possível calcular o ROI, sabendo quantos alunos foram conquistados utilizando estratégias de Inbound Marketing;
- Ao final de cada processo de captação de alunos, é possível, a partir do CRM Educacional, avisar ao RD Station Marketing quais foram os leads marcados como Oportunidade, mas que não se converteram em matrículas. Esses leads têm o campo Oportunidade desmarcado no RD Station Marketing e podem voltar aos fluxos de nutrição para o próximo processo de captação de alunos.
Observações e requisitos
- Ser cliente do RD Station Marketing;
- Ser cliente de qualquer Plano CRM Educacional.
Passo a passo para realizar a integração
Configuração do Marketplace no CRM Educacional
- Primeiro, obtenha a integração no Marketplace da CRM Educacional;
- Para isso, clique em Captação > Marketplace no CRM Educacional;
- Neste Marketplace, é exibido um cartão do tipo Inbound Marketing dedicado ao RD Station Marketing;
- Clique em Detalhes. Uma janela com os detalhes do serviço será exibida;
- Nesta janela de detalhes, é exibido o botão Obter agora que é utilizado para obter a integração e assim configurá-la;
- Após adquirir a integração, é necessário preencher os campos descritos abaixo para configuração:
- Nome: nome da configuração a ser criada;
- Descrição: descrição da configuração a ser criada;
- Life Cycle Stage RD Station: define o Life Cycle a ser enviado para o RD Station ao marcar o lead como Oportunidade;
- Desmarcar Oportunidade Cliente: define se ao alterar Life Cycle para “Cliente” deverá ser desmarcada a Oportunidade (estrelinha) no RD Station Marketing;
- Criar Leads recebidos: define se a integração deverá criar o lead no CRM Educacional ao receber o POST vindo do RD Station Marketing;
- Sincronizar Leads recebidos: define se a integração deverá enviar ao RD Station Marketing o passo atual da inscrição no momento que receber o POST vindo do RD e caso o lead já exista no CRM Educacional e já tenha criado uma inscrição, visando manter os sistemas sincronizados.
- Após preencher todos os campos, será necessário clicar no botão Salvar e Gerar Token e autorizar o redirecionamento para a página de geração do Token.
Feito isso, deve ser exibida uma mensagem de sucesso.
Exemplo de configuração no Marketplace do CRM Educacional
Exemplo da mensagem de sucesso após a geração do Token
Veja o passo a passo abaixo:
- Defina o provedor de integração Inbound Marketing no menu Configurações > CRM Educacional;
- Vá até a sessão Integração Inbound Marketing;
- Selecione a opção RD Station V2 como Empresa de Inbound;
- Atribua ao campo Integração Inbound Marketing a configuração cadastrada via Marketplace.
Exemplo de configuração da integração na entidade CRM Educacional
Além disso, é necessário marcar o campo Empresa de Integração Inbound Marketing do Concurso que utilizará a integração com a opção RD Station V2.
Caso o cliente possua mais de uma conta/aplicativo do RD Station Marketing, é possível também definir uma configuração específica para cada Concurso, através do campo Integração Inbound Marketing. Nesse caso, a configuração do Concurso terá prioridade sobre a configuração da entidade CRM Educacional.
Exemplo de configuração na entidade Concurso
Marcação de Oportunidade
- O primeiro momento de integração (marcação do lead no RD Station como Oportunidade) é definido através do campo Momento de Marcação Oportunidade Inbound Marketing da entidade concurso no CRM Educacional;
- Se estiver selecionada a opção Criação da Inscrição, a integração ocorrerá assim que o candidato selecionar a primeira opção de curso na ficha de inscrição;
- Se estiver selecionada a opção Conversão, a integração ocorrerá assim que o candidato avançar da Tela de Dados da Ficha de Inscrição, ou seja, quando ele já tiver preenchido todos os campos obrigatórios.
- Nesse momento então, o Life Cycle do lead no RD Station Marketing será alterado e o mesmo será marcado como Oportunidade na ferramenta de Inbound Marketing;
- O valor para o Life Cycle do lead, será o que consta marcado na configuração do Marketplace, e pode variar entre Lead e Qualified Lead.
Exemplo de Marcação de Oportunidade
Quando a situação do candidato no concurso mudar para Matriculado, será marcada uma Venda no RD Station Marketing e automaticamente o Lead será desmarcado como Oportunidade.
Exemplo de Marcação de Venda
Veja o passo a passo abaixo:
- Selecione no canto superior direito o Nome da conta;
- Clique em Integrações:
- Selecione Minhas Integrações, e após Configurar, na sessão Webhooks:
- Preencha os campos Nome, URL e Gatilho:
- O nome poderá ser CRM Educacional, para identificar com quem está integrando;
- Para montar o campo URL, utilize URL contida no campo Endereço da API, Ficha de Inscrição da entidade CRM Educacional no CRM concatenada com a rota /IntegracaoRdStation/SalvarLead
- O Gatilho deverá ser selecionado de acordo com sua necessidade, podendo escolher entre Oportunidade ou Conversão:
- Após salvar o Webhook, selecione a opção Verificar para realizar um teste na integração:
- Será solicitado a seleção de um lead:
- Após verificar esse lead, será apresentada a mensagem abaixo:
Configurações do Marketplace que influenciam diretamente no comportamento do Webhook
- Criar leads recebidos: define se a integração deverá criar o lead no CRM ao receber o POST vindo da RD Station Marketing;
- Sincronizar leads recebidos: define se a integração deverá, ao receber o POST vindo do RD Station Marketing, caso o lead já exista no CRM e já tenha criado uma Inscrição, enviar ao RD Station Marketing o passo atual da Inscrição, visando manter os sistemas sincronizados;
- Caso o lead recebido já possua uma Inscrição no CRM que ainda não é matriculado, ele entrará no fluxo de marcar Oportunidade de acordo com a configuração no Concurso;
- Caso o lead recebido já possua uma Inscrição no CRM que já esteja matriculado, o Life Cycle Stage desse lead na RD Station será alterado para Cliente;
- Desmarcar Oportunidade Cliente: define se ao alterar Life Cycle para Cliente deverá ser desmarcada a Oportunidade (estrelinha) no RD Station Marketing.
Envio de Campos RD Station Marketing para CRM
Esta integração permite que os Campos personalizados no RD Station Marketing sejam enviados para o CRM. Para isso o nome campo deverá possuir o mesmo nome do campo no CRM.
- Exemplo: caso você crie Campo personalizado no RD Station Marketing com o Nome do Campo: cad_enemano, quando a integração for acionada para enviar o Interessado (ver configurações acima) o valor que estiver preenchido neste campo no RD Station Marketing será enviado para o campo Ano do Enem na entidade Interessado do CRM;
Segue abaixo relação de ítens do RD Station Marketing e tipos de campo no CRM em que deverão ser incluídos:
- Inteiro (Campo aberto - Número): Neste caso também deverá existir um campo inteiro no CRM;
- Texto (Campo aberto: Texto, E-mail, Texto Grande, URL): Neste caso também deverá existir um campo texto no CRM;
- Lista (Campo de seleção): Neste caso deverá existir um campo texto no CRM e salvaremos o label do item da lista do RD Station Marketing no CRM.
Campos Customizados do RD Station Marketing
Identificador de Conversão RD Station Marketing em Landing Page
A integração permite que o identificador de conversão da Landing Page utilizada por cada lead seja enviada para o CRM Educacional. Com isso, é possível realizar diversas segmentações e relatórios no CRM, basta que o valor do campo Identificador da Landing Page no RD Station Marketing (conforme exemplo abaixo) também exista no campo alias no CRM da entidade Serviço Educacional (entidade que agrupa as ofertas). Dessa forma, o lead salvo no CRM Educacional será vinculado ao serviço educacional que possua o mesmo valor de identificador, possibilitando especificar o formulário do RD Station Marketing em que este lead se converteu.
- Exemplo do identificador no RD Station Marketing:
- Exemplo do identificador na CRM Educacional:
Marcação de Leads perdidos (Lost)
Foi criado um processo no CRM chamado CRM Educacional: Marcar Leads como Lost na ferramenta de Inbound. Esse fluxo pode ser executado sob demanda a partir de qualquer concurso. Ao ser executado, os leads de todos os candidatos que estão com a situação no concurso diferente de Matriculado são marcados como Lost, desmarcando a opção Oportunidade, caso os mesmos existam na base do RD Station Marketing.
Falha
Se a integração falhar, vai ser gerado um log informando o que ocorreu. Esses logs podem ser visualizados no CRM Educacional, através do menu Local de Trabalho > Atividades > Log Genérico > Logs de Integração Inbound Marketing;
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