A dupla confirmação garante que sua Base de Leads receba somente leads válidos e engajados - já que e-mails incorretos ou inexistentes são descartados. Essa ação eleva o nível de engajamento e entregabilidade das suas campanhas.
Quando usar a dupla confirmação?
Baixa qualidade de leads na base
Se sua base de leads está com muitos leads falsos, inválidos ou spambots e spam traps, é possível utilizar a dupla confirmação para mudar este cenário.
- Leads falsos são aqueles que possuem um e-mail aparentemente válido, mas que não reflete o e-mail realmente utilizado por ele. Geralmente, isso acontece quando o lead tem apenas interesse no material rico oferecido, mas não deseja se tornar um lead da sua base e se relacionar com você;
- Leads inválidos são aqueles que possuem um e-mail inválido, mas que só é possível detectar após enviar a primeira campanha para ele, fazendo com que sua campanha tenha uma elevada taxa de hard bounces;
- Spambots e spam traps, geralmente, são inseridos na sua base através de conversões de robôs (bots) em seus formulários. A dupla confirmação fará com que esses leads não entrem mais na sua base.
Problemas de entregabilidade de e-mail, reputação e spams
A baixa qualidade de leads na base ocasiona uma baixa reputação do seu IP e domínio como remetentes de e-mail. A baixa reputação faz com que menos e-mails cheguem até a caixa de entrada dos seus leads, caindo em abas promocionais ou de spam, reduzindo o engajamento das suas campanhas.
A dupla confirmação vai te beneficiar de duas formas:
- Garantir que apenas leads reais estejam na sua base, evitando ocorrências de bounces;
- Elevar o nível de engajamento e entregabilidade das suas campanhas para o lead. A ação de abrir e clicar em suas campanhas sinaliza para os servidores de e-mail que há interesse genuíno no conteúdo, isso se traduz em mais e-mails na caixa de entrada principal.
GDPR e LGPD
A dupla confirmação não tem relação direta com o consentimento. Você pode ler mais sobre como solicitar o Consentimento do seu lead neste artigo. O consentimento exige transparência com o lead acerca do uso de seus dados, a dupla confirmação não garante o consentimento do lead, é uma etapa para você confirmar a autenticidade daquele lead.
A dupla confirmação faz com que o lead que se inscreveu em sua base confirme que ele é dono daquele e-mail, dessa forma, você evita que alguém se passe por ele, se inscrevendo indevidamente na sua base. Recomendamos que todas as contas que precisam se adequar ao GDPR, LGPD ou outras leis de proteção de dados, habilitem a dupla confirmação em seus formulários.
Impacto em conversões
O ponto negativo do double opt-in é que ele reduz a sua taxa de conversão, visto que os Leads inválidos não vão aparecer na sua base e que alguns dos leads válidos nunca vão concluir o processo de dupla confirmação.
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