Direito ao Acesso
Tanto a LGPD (no Brasil) quanto a GDPR (na União Europeia) elencam como um dos direitos dos titulares de dados a possibilidade de acessarem informações referentes a eles que existam sob controle de uma empresa.
Como o RD Station Marketing é uma das ferramentas que a sua empresa utiliza para processar dados pessoais, preparamos esse material mostrando como você pode responder a solicitações do Direito de Acesso dos seus contatos dentro do nosso produto .
O que informar:
Quando o assunto é Direito de Acesso, um contato deve receber da sua empresa o acesso a todos os dados pessoais que você possui dele.
Além disso, é uma boa prática que, além do acesso aos dados, a sua empresa seja capaz de fornecer as seguintes informações:
- A existência do tratamento de dados pessoais
- Quais dados você possui no RD Station Marketing sobre esse lead
- Categorias dos dados pessoais
- Período de retenção
- A origem dos dados
- A finalidade dos dados
1. A existência do tratamento de dados pessoais
O primeiro passo que a lei demanda e a mais simples, é a comprovação de que os dados pessoais do solicitante estão sendo tratados pela empresa. Nesse ponto basta comprovar, ou não, que existem dados pessoais sobre o solicitante na sua operação.
No RD Station Marketing, isso é o mesmo que responder: essa pessoa é um lead da minha Base?
Você pode fazer uma busca por essa pessoa na sua Base de Leads.
2. Quais dados você possui no RD Station Marketing sobre esse lead
O segundo passo é saber informar para esse lead os dados que você possui sobre ele.
No RD Station Marketing você pode realizar uma exportação de dados, o que fornecerá uma “fotografia” dos dados atuais desse lead. Para realizar esta ação, siga o passo a passo a seguir:
- Acesse a aba Relacionar > Base de Leads:
- Na página, procure pelo lead que você quer extrair as informações. Você pode utilizar a barra de busca para encontrá-lo:
- Acesse o perfil do lead e clique em Editar > Exportar Lead:
- Selecione os campos que deseja exportar:
- Agora, direcione a exportação para o seu email:
- Aguarde o envio pelo RD Station Marketing das informações para o seu email:
Pronto! Com o arquivo CSV em mãos, você terá os dados que possui em relação ao lead solicitante e poderá unir às informações existentes em outras partes da sua operação. O próximo passo agora é detalhar esses dados.
3. Categorias dos dados pessoais (fora do RD Station Marketing)
Para informar ao seu contato quais categorias de dados pessoais a sua empresa possui, é importante olhar para todas as informações que você possui e agrupá-las. São exemplos de categorias de dados pessoais:
- Dados de identificação: nome, email, RG, CPF, etc;
- Dados financeiros: conta, transações, etc;
- Dados sociais: informações profissionais, redes sociais, vida pública, família, comunicação, etc.
4. Período de Retenção (fora do RD Station Marketing)
No RD Station Marketing, os dados de um lead permanecem salvos enquanto a conta existir ou até o momento do lead ser excluído. Nesse caso, o período de retenção deve ser definido e comunicado pela empresa seguindo a sua estratégia de Marketing.
5. A origem dos dados no RD Station Marketing
Você deve ser capaz de informar sobre a origem dos dados que coletou sobre o lead, isto é, de onde originalmente vieram os dados que você possui. Avalie se as informações foram obtidas através de um formulário no seu site e/ou de uma lista de contatos que você obteve em um evento.
A origem dos dados podem ser conversões em Landing Pages, integrações via API ou até mesmo um contrato em que a informação foi inserida no RD Station Marketing posteriormente através de importação.
Quando você exporta dados de um lead como descrito no segundo tópico deste artigo, a informação Eventos (últimos 100) pode ajudar a responder essa pergunta por meio dos identificadores listados. É importante revisá-los para certificar-se que eles são inteligíveis ao lead.
6. A finalidade dos dados (fora do RD Station Marketing)
É importante também informar qual é a finalidade de possuir os dados pessoais do lead. Normalmente os clientes do RD Station Marketing armazenam dados pessoais para finalidades comerciais, como Marketing e Vendas. Porém, esta não é uma informação registrada no RD Station Marketing.
A finalidade deve ser preenchida separadamente na resposta ao seu lead.
Compartilhamento de Dados a partir do RD Station Marketing
Se na sua operação, você transfere os dados pessoais do lead para outra empresa, como em estratégias relacionadas ao Co-marketing, por exemplo, você deve informar ao contato que realiza esse tipo de estratégia.
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